Este artigo trata de analisar através da fala de um aluno da Educação de Jovens e Adultos as mudanças de vida adquiridas e conquistadas por meio da alfabetização e do letramento na perspectiva de educação como transformação com o fato do individuo buscar novas alternativas de vida levando-o a transformar sua realidade, tornando-se um ser mais autônomo, mais “vivo”. Foi analisada trechos de uma entrevista com o referido aluno, na qual foram explicitados os motivos que o levou a abandonar os estudos; a opinião do aluno sobre a escola e o sentimento do aluno quanto a importância da educação para o ser humano; as pequenas conquistas que vem tendo ao longo do processo de letramento; e suas experiências com leitura. Analisamos também documentos oficiais que nos situam quanto ao direito à educação para qualquer cidadão brasileiro com ênfase na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa modalidade vem sendo motivo de inquietações entre pesquisadores no âmbito acadêmico e profissional quanto a configuração e consolidação como programa eficaz na sociedade que tenta reconhecer as especificidades deste público. Para que haja esse reconhecimento é preciso levar em consideração o contexto histórico e trajetória de vida dos alunos da EJA. Na tentativa de exemplificar a educação como fator para transformação do individuo e tendo em mente a mudança que a educação pode proporcionar a um jovem ou um adulto que volta a estudar, temos como objetivo identificar as novas perspectivas de vida para um estudante da EJA, através de seu relato de experiência.