Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS CURSOS DE LIBRAS DO SENAC –TERESINA - PI E O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Resumo: A regulamentação da Libras, no decreto 5.626/05, traz uma importante mudança na inclusão do surdo nas instituições de ensino, passando agora a vigora o direito da presença do profissional habilitado para o uso da língua de sinais como mediador dos saberes que circulam nas instituições de ensino. Assim, podemos dizer que a educação de surdos tem se revelado um assunto inquietante às propostas educacionais direcionadas para esse educando. Conforme necessidade de qualificação de pessoas o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC preocupado com este atendimento intensifica em suas programações a criação de cursos direcionados para o aprendizado da Libras visando a qualificação de profissionais atuantes na prática do idioma e o atendimento a sociedade relacionado a carência profissionais preparados para o atendimento do sujeito surdo, contemplando em suas organizações curriculares componentes direcionados para a aquisição do idioma atendendo inclusive as particularidades e estrutura gramatical própria. Esta pesquisa ora apresentada teve como objetivo principal analisar o processo de criação dos cursos de Libras no Senac-Teresina-Pi e o impacto causado por eles em seus participantes, no entanto partimos para o seguinte problema em Teresina, como em todas as capitais brasileiras, há ausência de profissionais qualificados para o uso e ensino da Libras conforme exigência da lei 10.436/2002 regulamentada pelo decreto 5.626/2005, levando as instituições de ensino a criar cursos que promovam a formação de pessoas na área. Para a sua execução, utilizamos pesquisa em documentos e registros arquivados na Instituição, assim como entrevista semiestruturada com alunos dos cursos de Libras. Quanto à fundamentação teórica nos embasamos, dentre outros, em Quadros (2012), Ferreira (2010), Lacerda (2013), Slomski (2010) que defendem que a inclusão do surdo em uma proposta bilíngue promove o respeito pela cultura surda e o direito destes sujeitos a uma educação de qualidade atendendo suas necessidades sociolinguísticas. Concluímos, com base nesses dados, que os alunos sofreram grandes mudanças nesse processo de formação, ampliando sua formação em Libras, assim como alcançando maiores possibilidades no mercado de trabalho e na busca de mais formação em nível superior na área.

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