Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRATICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE QUÍMICA ADAPTADAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: INCLUSÃO, APRENDIZAGEM, ALUNOS ESPECIAIS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Pôster (PO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como tema praticas pedagógicas no ensino de química adaptadas para alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo como objetivo contribuir com práticas metodológicas inclusivas, com o intuito de facilitar o processo de aprendizagem, para que possam se sentirem parte integrante do meio, como cidadão ativos. Foi desenvolvido na escola Irineu Jofilly, na turma da 1ª série do ensino médio, com os alunos que apresentam deficiência na aprendizagem. Partindo da observação com o nível de aprendizagem de cada discente, uma vez que cada educando tem suas particularidades no seu desenvolvimento cognitivo, nesta observação foi diagnosticado dois alunos, um com laudo de dislexia e o outro sem laudo, com o intuito de inclui-los no processo educacional. As ações metodológicas foram interativas por meio de atividades em equipe, seminários, experimento, pinturas e escritas especificas para eles, onde também tiveram a assistência e participação dos demais alunos da turma. Assim, foi desenvolvido estratégias didáticas para os discentes ajudando na interação, no conhecimento e na participação das atividades em sala de aula. Ao longo das práticas pedagógicas os alunos se sentiram motivados e inseridos no sistema educacional, inserindo processo de inclusão e construção do conhecimento. O que mostra a importância para uma prática planejada e direcionada para alunos com dificuldades de aprendizagem.

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