Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÕES ACERCA DO PROFESSOR REFLEXIVO, SUA FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: PROFESSOR REFLEXIVO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21911
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1918
    "inscrito_id" => 2053
    "titulo" => "PERCEPÇÕES ACERCA DO PROFESSOR REFLEXIVO, SUA FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Resumo: Investigar sobre a postura do professor reflexivo poderá contribuir nas discussões acadêmicas sobre as dificuldades e possíveis alternativas de aplicação da metodologia reflexiva no cotidiano escolar, como também fortalece a perspectiva da reflexão sobre a formação e prática docente. Assim, esse estudo objetiva apresentar as concepções do professor reflexivo na formação e prática docente amplamente discutida na literatura. A metodologia aplicada se deu por levantamento bibliográfico de artigos científicos presentes no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Scientific Electronic Library Online (SciELO), literatura que trata do tema em anais de eventos científicos em educação. Os resultados apontam que o professor é considerado um semeador da humanização e de inclusão social através do conhecimento e da valorização do aluno através da prática e da ação reflexiva visto que a aquisição de conhecimento deve partir de um ato dialógico. Percebemos que a postura do professor reflexivo poderá propiciar maior aquisição de conhecimento teórico-prático por parte do aluno como também promover ao professor uma ação reflexiva sobre sua prática docente com o intuito de superar as barreiras existentes nessa metodologia de ensino, promovendo a formação do ser humano, tanto estudante quanto docente, de maneira integral e em sua plenitude. Concluímos com esse trabalho que o professor reflexivo contribuirá com o alcance do objetivo de formação do estudante, podendo formar um profissional atento às várias dimensões que envolvem a vida do ser humano, elencando a reflexão como atitudes cotidianas necessárias para ações na prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR REFLEXIVO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2053_15082016170725.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZAIRA DANTAS DE MIRANDA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "ZAIRA DANTAS"
    "autor_email" => "zairacavalcanti@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21911
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1918
    "inscrito_id" => 2053
    "titulo" => "PERCEPÇÕES ACERCA DO PROFESSOR REFLEXIVO, SUA FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "Resumo: Investigar sobre a postura do professor reflexivo poderá contribuir nas discussões acadêmicas sobre as dificuldades e possíveis alternativas de aplicação da metodologia reflexiva no cotidiano escolar, como também fortalece a perspectiva da reflexão sobre a formação e prática docente. Assim, esse estudo objetiva apresentar as concepções do professor reflexivo na formação e prática docente amplamente discutida na literatura. A metodologia aplicada se deu por levantamento bibliográfico de artigos científicos presentes no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Scientific Electronic Library Online (SciELO), literatura que trata do tema em anais de eventos científicos em educação. Os resultados apontam que o professor é considerado um semeador da humanização e de inclusão social através do conhecimento e da valorização do aluno através da prática e da ação reflexiva visto que a aquisição de conhecimento deve partir de um ato dialógico. Percebemos que a postura do professor reflexivo poderá propiciar maior aquisição de conhecimento teórico-prático por parte do aluno como também promover ao professor uma ação reflexiva sobre sua prática docente com o intuito de superar as barreiras existentes nessa metodologia de ensino, promovendo a formação do ser humano, tanto estudante quanto docente, de maneira integral e em sua plenitude. Concluímos com esse trabalho que o professor reflexivo contribuirá com o alcance do objetivo de formação do estudante, podendo formar um profissional atento às várias dimensões que envolvem a vida do ser humano, elencando a reflexão como atitudes cotidianas necessárias para ações na prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR REFLEXIVO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID2053_15082016170725.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZAIRA DANTAS DE MIRANDA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "ZAIRA DANTAS"
    "autor_email" => "zairacavalcanti@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: Investigar sobre a postura do professor reflexivo poderá contribuir nas discussões acadêmicas sobre as dificuldades e possíveis alternativas de aplicação da metodologia reflexiva no cotidiano escolar, como também fortalece a perspectiva da reflexão sobre a formação e prática docente. Assim, esse estudo objetiva apresentar as concepções do professor reflexivo na formação e prática docente amplamente discutida na literatura. A metodologia aplicada se deu por levantamento bibliográfico de artigos científicos presentes no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Scientific Electronic Library Online (SciELO), literatura que trata do tema em anais de eventos científicos em educação. Os resultados apontam que o professor é considerado um semeador da humanização e de inclusão social através do conhecimento e da valorização do aluno através da prática e da ação reflexiva visto que a aquisição de conhecimento deve partir de um ato dialógico. Percebemos que a postura do professor reflexivo poderá propiciar maior aquisição de conhecimento teórico-prático por parte do aluno como também promover ao professor uma ação reflexiva sobre sua prática docente com o intuito de superar as barreiras existentes nessa metodologia de ensino, promovendo a formação do ser humano, tanto estudante quanto docente, de maneira integral e em sua plenitude. Concluímos com esse trabalho que o professor reflexivo contribuirá com o alcance do objetivo de formação do estudante, podendo formar um profissional atento às várias dimensões que envolvem a vida do ser humano, elencando a reflexão como atitudes cotidianas necessárias para ações na prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.