A língua possibilita aos indivíduos agirem socialmente, pois através dela há a interação com o(s) Outro(s), além de permitir que nós, enquanto indivíduos socialmente organizados, nos posicionemos criticamente diante de nossa realidade, nos afirmemos como sujeitos nos processos de comunicação. Permite-nos, também, reconstruir enunciados sejam pela oralidade ou escrita e, neste sentido, a escola, como mediadora do conhecimento tem, entre outros papeis, o objetivo de promover a interação e o debate entre os sujeitos que a compõe, proporcionando aos educandos tanto a reflexão acerca do processo comunicativo e da realidade que os cerca quanto o desenvolvimento e/ou aprimoramento do pensamento reflexivo-crítico dos alunos. Diante da importância assumida pela linguagem na sociedade contemporânea destacamos a importância de incluirmos de modo significativo o aluno surdo no processo de escolarização da escrita. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo discutir sobre aquisição da Língua Portuguesa escrita para alunos surdos, refletindo sobre o papel da escola e do professor neste processo. Fundamentamos a nossa pesquisa bibliográfica em autores como Mendes e Mattos (2014), Sassaki (2003), Mantoan (2003), SILVA (2001) entre outros teóricos preocupados em discutir a temática abordada. Com o nosso estudo, pretendemos contribuir com as reflexões no âmbito da educação inclusiva e com o ensino de língua portuguesa para alunos surdos.