O enfrentamento à indisciplina no ambiente escolar coloca o professor hoje, diante de reflexões importantes sobre o modo de interação estabelecida entre os indivíduos. Piaget no livro “Para onde vai a Educação” de 1948 e “Os procedimentos da educação Moral“ de 1930 considera importante pensar sobre a influência das relações interpessoais e decorrências na construção de ambientes sócio-cooperativos ou não. Tendo em vista que os comportamentos de indisciplina particularmente nas escolas são considerados um problema que cada vez mais preocupa a sociedade, principalmente pela amplitude que tem alcançado. Diante disso, este artigo objetiva analisar a temática da indisciplina escolar como resultado da relação familiar. Apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter bibliográfico, na qual foram analisados artigos e livros sobre o tema. No desenvolvimento procurou-se destacar conceitos sobre a indisciplina, motivos e causas nas escolas, considerando a escola como mediadora dos conflitos e das relações no cotidiano escolar, bem como experiências exitosas no combate à indisciplina. Ao final, aponta-se algumas ações para a gestão escolar na elaboração de políticas públicas educacionais, no sentido de prevenir e lidar com tais situações na escola. Assim sendo, ficaram visíveis as associações que existem entre os limites, as regras e o respeito que devem ser dados aos filhos, para que na escola tenham disciplina, pois se a educação e o respeito não começar de casa fica inviável adquirir esses valores na escola.