Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA DESENVOLVIDA POR BOLSISTAS DO PIBID PARA ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE PARNAÍBA, PI

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O ensino de ciências muitas vezes é realizado de forma pouco atrativa para os alunos, fazendo com que eles vejam essas disciplinas como algo meramente teórico, distante da realidade da qual fazem parte e, por isso, pouco interessante de ser estudado. Pensando na construção da aprendizagem significativa no ensino de ciências e biologia, surgem como proposta para uma prática pedagógica a utilização de artifícios como os modelos didáticos pelos professores. Neste sentido, foi feita uma prática pelo grupo de alunos do PIBID de Biologia da Universidade Federal do Piauí, utilizando um modelo didático e um jogo sobre o sistema excretor, para ser aplicado a alunos de uma escola municipal em Parnaíba-PI. A atividade foi dividida em três momentos, no primeiro momento foi feita uma introdução sobre o sistema excretor. No segundo momento foi exposto o modelo do sistema excretor feito de massa de modelar. Para concluir, foi realizada uma atividade prática, utilizando outro modelo didático do sistema excretor, feito de folhas de EVA, representando cada componente do sistema com cores representativas e com as etiquetas para a identificação das partes do sistema excretor. Através desta atividade pôde-se perceber a importância dessa metodologia diferenciada, e que por meio do desenvolvimento de práticas e modelos didáticos o ensino se torna uma ferramenta mais prazerosa e educativa. Para os bolsistas o contato direto com os alunos através das atividades práticas com os modelos didáticos, fez com que adquirissem mais confiança em sala de aula, além da experiência com a transposição didática dos conteúdos.

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