Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CORPOS QUE PENSAM, TOCAM, BAILAM E CANTAM COM BATUQUES E GINGAS SONORAS: A EDUCAÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE APRENDER BRINCANDO

Palavra-chaves: Educação Social, Saberes Afrodescendentes, Erês Do Afoxá. Comunicação Oral 21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE
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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este artigo é um retalho extraído das discussões que culminaram na dissertação de mestrado intitulada “Arte Afrodescendente a partir de três olhares de educadoras em Teresina-PI” (2011). Neste retalho destacamos uma experiência vivenciada em um ensaio do grupo Erês do Afoxá que agrega crianças e adolescentes, meninas e meninos do Bairro Angelim, na zona sul de Teresina-PI; todas(os) partícipes do Grupo de Cultura Afro Afoxá. A partir das descrições por meio do nosso corpo/olhar feitas no diário de campo, nos registros fotográficos e na dissertação, fomos revisitando e (des)(re)construindo modos específicos de educar não institucionalizados e compondo um novo mosaico de retalhos tessidos com fibras de corpos movimentos e sonoridades, que permitem ampliar saberes afrodescendentes. Desta forma, chamamos para este diálogo sobre a educação social como brincadeira autoras(es) como: Antonacci (2009); Boakari (2007); Cavalleiro (2000); Silva (2011), dentre outros.

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Comentários

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  • Cláudio jorge

    Excelente texto. Uma idéia renovadora.

    16/03/2021 08:51:25

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