RESUMOEste trabalho tem como objetivo relatar as experiências docentes no âmbito escolar da Educação Infantil (Pré I), bem como descrever esse ensino concebido através de atividades lúdicas, planejadas com o intuito de promover uma melhor aquisição dos conhecimentos, uma vez que, durante o período de observação, percebemos que esse recurso, a ludicidade, não estava sendo utilizado na sala de aula. Assim, decidimos elaborar um projeto lúdico e a partir dele verificar a sua aplicabilidade e funcionalidade. Definimos como objetivo geral do projeto, propiciar, através de brincadeiras, jogos e músicas, interligados as atividades diárias, uma maior aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar na Educação Infantil. Acreditamos que o ambiente escolar proposto pela função lúdica desenvolva na criança, o gosto pela vivência escolar, e que esta mesma função, promova uma interação social, que favoreça a criança, o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas e intelectuais. Os recursos utilizados para elaboração deste trabalho, foram: os relatos de observação, as nossas experiências docentes, bem como a pesquisa bibliográfica, com o intuito de traçar, ao longo deste, nossas considerações acerca do assunto em questão, ao qual chegamos à conclusão de que o ensino na Educação Infantil precisa sim da ludicidade para que as crianças venham a construir sua própria autonomia na aquisição dos seus saberes.