Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

TRABALHANDO COM O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS E EXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: Experiência Docente, Ludicidade, Educação Infantil Comunicação Oral 33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 198
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 392
    "titulo" => "TRABALHANDO COM O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS E EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "RESUMOEste trabalho tem como objetivo relatar as experiências docentes no âmbito escolar da Educação Infantil (Pré I), bem como descrever esse ensino concebido através de atividades lúdicas, planejadas com o intuito de promover uma melhor aquisição dos conhecimentos, uma vez que, durante o período de observação, percebemos que esse recurso, a ludicidade, não estava sendo utilizado na sala de aula. Assim, decidimos elaborar um projeto lúdico e a partir dele verificar a sua aplicabilidade e funcionalidade. Definimos como objetivo geral do projeto, propiciar, através de brincadeiras, jogos e músicas, interligados as atividades diárias, uma maior aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar na Educação Infantil. Acreditamos que o ambiente escolar proposto pela função lúdica desenvolva na criança, o gosto pela vivência escolar, e que esta mesma função, promova uma interação social, que favoreça a criança, o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas e intelectuais. Os recursos utilizados para elaboração deste trabalho, foram: os relatos de observação, as nossas experiências docentes, bem como a pesquisa bibliográfica, com o intuito de traçar, ao longo deste, nossas considerações acerca do assunto em questão, ao qual chegamos à conclusão de que o ensino na Educação Infantil precisa sim da ludicidade para que as crianças venham a construir sua própria autonomia na aquisição dos seus saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Experiência docente, Ludicidade, Educação infantil"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f73b76ce8949fe29bf2a537cfa420e8f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA"
    "autor_nome_curto" => "NEIDE"
    "autor_email" => "neidebatistadesouza@hotma"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 198
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 392
    "titulo" => "TRABALHANDO COM O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS E EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "RESUMOEste trabalho tem como objetivo relatar as experiências docentes no âmbito escolar da Educação Infantil (Pré I), bem como descrever esse ensino concebido através de atividades lúdicas, planejadas com o intuito de promover uma melhor aquisição dos conhecimentos, uma vez que, durante o período de observação, percebemos que esse recurso, a ludicidade, não estava sendo utilizado na sala de aula. Assim, decidimos elaborar um projeto lúdico e a partir dele verificar a sua aplicabilidade e funcionalidade. Definimos como objetivo geral do projeto, propiciar, através de brincadeiras, jogos e músicas, interligados as atividades diárias, uma maior aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar na Educação Infantil. Acreditamos que o ambiente escolar proposto pela função lúdica desenvolva na criança, o gosto pela vivência escolar, e que esta mesma função, promova uma interação social, que favoreça a criança, o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas e intelectuais. Os recursos utilizados para elaboração deste trabalho, foram: os relatos de observação, as nossas experiências docentes, bem como a pesquisa bibliográfica, com o intuito de traçar, ao longo deste, nossas considerações acerca do assunto em questão, ao qual chegamos à conclusão de que o ensino na Educação Infantil precisa sim da ludicidade para que as crianças venham a construir sua própria autonomia na aquisição dos seus saberes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Experiência docente, Ludicidade, Educação infantil"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f73b76ce8949fe29bf2a537cfa420e8f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINEIDE BATISTA DE SOUSA PEDROSA"
    "autor_nome_curto" => "NEIDE"
    "autor_email" => "neidebatistadesouza@hotma"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

RESUMOEste trabalho tem como objetivo relatar as experiências docentes no âmbito escolar da Educação Infantil (Pré I), bem como descrever esse ensino concebido através de atividades lúdicas, planejadas com o intuito de promover uma melhor aquisição dos conhecimentos, uma vez que, durante o período de observação, percebemos que esse recurso, a ludicidade, não estava sendo utilizado na sala de aula. Assim, decidimos elaborar um projeto lúdico e a partir dele verificar a sua aplicabilidade e funcionalidade. Definimos como objetivo geral do projeto, propiciar, através de brincadeiras, jogos e músicas, interligados as atividades diárias, uma maior aprendizagem numa perspectiva interdisciplinar na Educação Infantil. Acreditamos que o ambiente escolar proposto pela função lúdica desenvolva na criança, o gosto pela vivência escolar, e que esta mesma função, promova uma interação social, que favoreça a criança, o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, afetivas e intelectuais. Os recursos utilizados para elaboração deste trabalho, foram: os relatos de observação, as nossas experiências docentes, bem como a pesquisa bibliográfica, com o intuito de traçar, ao longo deste, nossas considerações acerca do assunto em questão, ao qual chegamos à conclusão de que o ensino na Educação Infantil precisa sim da ludicidade para que as crianças venham a construir sua própria autonomia na aquisição dos seus saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.