AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO PIBID DE PEDAGOGIA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 511 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 2056 "titulo" => "AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO PIBID DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Este artigo resultou de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa descritiva e de cunho bibliográfico, realizada a partir das experiências vivenciadas pelos graduandos de Pedagogia que participam como bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que atuam na Unidade Escolar Lourdes Rebelo, escola estadual da rede pública do Município de Teresina- PI. Este trabalho teve por objetivo analisar a importância que os professores e alunos atribuem à dimensão afetiva no processo- ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada à luz da teoria de Piaget (1990), Wallon (1971), e seus apropriadores. Utilizou- se como técnica para coleta dos dados a entrevista e o questionário, na quantidade de duas e seis, respectivamente. Participaram da pesquisa oito sujeitos, sendo (quatro) professores que atuam no Ensino Médio e (quatro) alunos que estavam regularmente matriculados no referido ensino. A partir dos dados alcançados verificou-se que a afetividade constitui-se como dimensão fundamental na formação humana, portanto, precisa ser levado em consideração tanto no desenvolvimento da relação professor- aluno, quanto no cumprimento das atividades curriculares, pois essa dimensão interfere de forma direta no processo de ensino- aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "23 - PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL: FORMAÇÃO, PESQUISA E PRÁTICA" "palavra_chave" => "Afetividade, Ensino- aprendizagem, Relação professor- aluno" "idioma" => "Português" "arquivo" => "a96d3afec184766bfeca7a9f989fc7e7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE PEDROSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAYANE SANTOS" "autor_email" => "rps_fofa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 511 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 2056 "titulo" => "AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM NA RELAÇÃO PROFESSOR- ALUNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ALUNOS DO PIBID DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Este artigo resultou de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa descritiva e de cunho bibliográfico, realizada a partir das experiências vivenciadas pelos graduandos de Pedagogia que participam como bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que atuam na Unidade Escolar Lourdes Rebelo, escola estadual da rede pública do Município de Teresina- PI. Este trabalho teve por objetivo analisar a importância que os professores e alunos atribuem à dimensão afetiva no processo- ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada à luz da teoria de Piaget (1990), Wallon (1971), e seus apropriadores. Utilizou- se como técnica para coleta dos dados a entrevista e o questionário, na quantidade de duas e seis, respectivamente. Participaram da pesquisa oito sujeitos, sendo (quatro) professores que atuam no Ensino Médio e (quatro) alunos que estavam regularmente matriculados no referido ensino. A partir dos dados alcançados verificou-se que a afetividade constitui-se como dimensão fundamental na formação humana, portanto, precisa ser levado em consideração tanto no desenvolvimento da relação professor- aluno, quanto no cumprimento das atividades curriculares, pois essa dimensão interfere de forma direta no processo de ensino- aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "23 - PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL: FORMAÇÃO, PESQUISA E PRÁTICA" "palavra_chave" => "Afetividade, Ensino- aprendizagem, Relação professor- aluno" "idioma" => "Português" "arquivo" => "a96d3afec184766bfeca7a9f989fc7e7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANE PEDROSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAYANE SANTOS" "autor_email" => "rps_fofa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }