Este artigo resultou de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa descritiva e de cunho bibliográfico, realizada a partir das experiências vivenciadas pelos graduandos de Pedagogia que participam como bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que atuam na Unidade Escolar Lourdes Rebelo, escola estadual da rede pública do Município de Teresina- PI. Este trabalho teve por objetivo analisar a importância que os professores e alunos atribuem à dimensão afetiva no processo- ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada à luz da teoria de Piaget (1990), Wallon (1971), e seus apropriadores. Utilizou- se como técnica para coleta dos dados a entrevista e o questionário, na quantidade de duas e seis, respectivamente. Participaram da pesquisa oito sujeitos, sendo (quatro) professores que atuam no Ensino Médio e (quatro) alunos que estavam regularmente matriculados no referido ensino. A partir dos dados alcançados verificou-se que a afetividade constitui-se como dimensão fundamental na formação humana, portanto, precisa ser levado em consideração tanto no desenvolvimento da relação professor- aluno, quanto no cumprimento das atividades curriculares, pois essa dimensão interfere de forma direta no processo de ensino- aprendizagem.