HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESPERTANDO NOVAS LEITURAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 334 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 397 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESPERTANDO NOVAS LEITURAS" "resumo" => "História em Quadrinhos é hoje um dos gêneros textuais mais acessíveis da Literatura. Passando por altos e baixos ao longo do tempo, os quadrinhos refletem na sua atuação o grande desenvolvimento e reconhecimento por diversas camadas sociais em sua evolução histórica. Antes, marginalizados e censurados por professores, pais de adolescentes e psiquiatras, hoje, por sua linguagem elíptica e dinâmica, e através de sua riqueza de informações, diversidade em temáticas e novidade em vocábulos, atrai tanto o público infantil quanto o jovem/adulto, sendo comum sua aparição em provas, concursos, vestibulares e até mesmo em livros didáticos, cujo manejo dos professores tem necessitado de novos olhares para essa didática atual em sala de aula. A fim de lidar com questionamentos acerca do surgimento, evolução e pragmatismo desse gênero, o presente trabalho se propõe a analisá-los através de estudos bibliográficos, além de aplicação de questionário a alunos do ensino médio e realização de entrevistas com jovens adultos leitores de quadrinhos. Considerou-se de imprescindível estima a reflexão no tocante ao planejamento e elaboração de propostas eficazes para a utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, visto que, bem trabalhadas, propõem aos alunos um bom debate e um maior aprofundamento do que seja o uso da Língua Portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA" "palavra_chave" => "Gêneros textuais, História em quadrinhos, Língua portuguesa, Literatura" "idioma" => "Português" "arquivo" => "e46de7e1bcaaced9a54f1e9d0d2f800d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROL COSTA GUEDES" "autor_nome_curto" => "KAROL GUEDES" "autor_email" => "karolcostaguedes@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 334 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 397 "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESPERTANDO NOVAS LEITURAS" "resumo" => "História em Quadrinhos é hoje um dos gêneros textuais mais acessíveis da Literatura. Passando por altos e baixos ao longo do tempo, os quadrinhos refletem na sua atuação o grande desenvolvimento e reconhecimento por diversas camadas sociais em sua evolução histórica. Antes, marginalizados e censurados por professores, pais de adolescentes e psiquiatras, hoje, por sua linguagem elíptica e dinâmica, e através de sua riqueza de informações, diversidade em temáticas e novidade em vocábulos, atrai tanto o público infantil quanto o jovem/adulto, sendo comum sua aparição em provas, concursos, vestibulares e até mesmo em livros didáticos, cujo manejo dos professores tem necessitado de novos olhares para essa didática atual em sala de aula. A fim de lidar com questionamentos acerca do surgimento, evolução e pragmatismo desse gênero, o presente trabalho se propõe a analisá-los através de estudos bibliográficos, além de aplicação de questionário a alunos do ensino médio e realização de entrevistas com jovens adultos leitores de quadrinhos. Considerou-se de imprescindível estima a reflexão no tocante ao planejamento e elaboração de propostas eficazes para a utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, visto que, bem trabalhadas, propõem aos alunos um bom debate e um maior aprofundamento do que seja o uso da Língua Portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA" "palavra_chave" => "Gêneros textuais, História em quadrinhos, Língua portuguesa, Literatura" "idioma" => "Português" "arquivo" => "e46de7e1bcaaced9a54f1e9d0d2f800d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROL COSTA GUEDES" "autor_nome_curto" => "KAROL GUEDES" "autor_email" => "karolcostaguedes@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }