EDUCAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO NO PENSAMENTO DE PIERRE BOUDIEU E PAULO FREIRE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 748 "inscrito_id" => 1729 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO NO PENSAMENTO DE PIERRE BOUDIEU E PAULO FREIRE" "resumo" => "Um fato que vem aguçando o pensamento de educadores nesta atualidade é a questão de se pensar uma proposta educacional que permita ao indivíduo emancipar-se diante de todas as contradições presentes nas estruturas sociais, estabelecidas e camufladas frente aos interesses de uma classe dominante, que dissimula as relações instituídas neste contexto. Mas para a efetivação de uma práxis educativa que tenha como fundamento a emancipação é necessário que o educador e o educando possam posicionar-se criticamente junto a sociedade em uma perspectiva política de contestação e resistência rompendo ao comodismo alienante e passivo que mantém o status quo opressor. Tomamos como base o pensamento dos autores Pierre Bourdieu e Paulo Freire, para estabelecermos uma análise reflexiva a respeito da situação social da educação frente à desumanização disfarçada no ambiente escolar. A teoria de reprodução social no contexto educacional como percebida por Bourdieu e Freire, possibilita um repensar acerca das condições objetivas e subjetivas que possam embasar uma práxis educacional emancipadora." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "17 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA" "palavra_chave" => "Emancipação, Educação, Sociedade" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5ba429cbc7583d8ed26097a961838ae6_1729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEITON SANTOS NUNES" "autor_nome_curto" => "CLEITON" "autor_email" => "ns_zeus@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 748 "inscrito_id" => 1729 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA EMANCIPAÇÃO NO PENSAMENTO DE PIERRE BOUDIEU E PAULO FREIRE" "resumo" => "Um fato que vem aguçando o pensamento de educadores nesta atualidade é a questão de se pensar uma proposta educacional que permita ao indivíduo emancipar-se diante de todas as contradições presentes nas estruturas sociais, estabelecidas e camufladas frente aos interesses de uma classe dominante, que dissimula as relações instituídas neste contexto. Mas para a efetivação de uma práxis educativa que tenha como fundamento a emancipação é necessário que o educador e o educando possam posicionar-se criticamente junto a sociedade em uma perspectiva política de contestação e resistência rompendo ao comodismo alienante e passivo que mantém o status quo opressor. Tomamos como base o pensamento dos autores Pierre Bourdieu e Paulo Freire, para estabelecermos uma análise reflexiva a respeito da situação social da educação frente à desumanização disfarçada no ambiente escolar. A teoria de reprodução social no contexto educacional como percebida por Bourdieu e Freire, possibilita um repensar acerca das condições objetivas e subjetivas que possam embasar uma práxis educacional emancipadora." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "17 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA" "palavra_chave" => "Emancipação, Educação, Sociedade" "idioma" => "Português" "arquivo" => "5ba429cbc7583d8ed26097a961838ae6_1729.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEITON SANTOS NUNES" "autor_nome_curto" => "CLEITON" "autor_email" => "ns_zeus@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }