No presente artigo, pretende-se analisar a relação dialógica que media a leitura e o ensino de leitura a partir do discurso dos relatos de vida e de prática de professores do 5º ano, do Ensino Fundamental, de escolas públicas municipais e privadas da cidade de Parnaíba-PI. Ao conhecer o cenário social, cultural, econômico, tantos outros, da história de vida destes professores, verificamos como esta influencia a história de leitura e o ensino de leitura realizado pelos mesmos e como a discursividade de suas histórias de vida e de profissão reflete o dialogismo entre a prática de leitura e ensino de leitura, como também a concepção e a prática de linguagem, leitura e texto. A discussão será mediada a partir das afirmações sobre as histórias de vida e, resultadamente, de leitura e de profissão, do professor, observando se na prática realizam conforme teorizam. E assim, refletir entre leitura e ensino de leitura e sobre como esta relação dialógica pode ser pertinente para a formação de leitores críticos. Mediados por Freire (1999), Koch (2010), Martins (2007), Orlandi (2006), Silva (2003), entre outros.