LEITURA E ENSINO DE LEITURA: UMA ANÁLISE DESTA RELAÇÃO DIALÓGICA A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA E DE PRÁTICA DO PROFESSOR
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 518 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 1715 "titulo" => "LEITURA E ENSINO DE LEITURA: UMA ANÁLISE DESTA RELAÇÃO DIALÓGICA A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA E DE PRÁTICA DO PROFESSOR" "resumo" => "No presente artigo, pretende-se analisar a relação dialógica que media a leitura e o ensino de leitura a partir do discurso dos relatos de vida e de prática de professores do 5º ano, do Ensino Fundamental, de escolas públicas municipais e privadas da cidade de Parnaíba-PI. Ao conhecer o cenário social, cultural, econômico, tantos outros, da história de vida destes professores, verificamos como esta influencia a história de leitura e o ensino de leitura realizado pelos mesmos e como a discursividade de suas histórias de vida e de profissão reflete o dialogismo entre a prática de leitura e ensino de leitura, como também a concepção e a prática de linguagem, leitura e texto. A discussão será mediada a partir das afirmações sobre as histórias de vida e, resultadamente, de leitura e de profissão, do professor, observando se na prática realizam conforme teorizam. E assim, refletir entre leitura e ensino de leitura e sobre como esta relação dialógica pode ser pertinente para a formação de leitores críticos. Mediados por Freire (1999), Koch (2010), Martins (2007), Orlandi (2006), Silva (2003), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "Leitura, Ensino de leitura, História de vida, Prática do professor" "idioma" => "Português" "arquivo" => "9396e79e99733578133e74c72ee5b4b1_1715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA ALVES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "RITA ALVES" "autor_email" => "ritaalvesalves@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE PIAUIENSE (FAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 518 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 1715 "titulo" => "LEITURA E ENSINO DE LEITURA: UMA ANÁLISE DESTA RELAÇÃO DIALÓGICA A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA E DE PRÁTICA DO PROFESSOR" "resumo" => "No presente artigo, pretende-se analisar a relação dialógica que media a leitura e o ensino de leitura a partir do discurso dos relatos de vida e de prática de professores do 5º ano, do Ensino Fundamental, de escolas públicas municipais e privadas da cidade de Parnaíba-PI. Ao conhecer o cenário social, cultural, econômico, tantos outros, da história de vida destes professores, verificamos como esta influencia a história de leitura e o ensino de leitura realizado pelos mesmos e como a discursividade de suas histórias de vida e de profissão reflete o dialogismo entre a prática de leitura e ensino de leitura, como também a concepção e a prática de linguagem, leitura e texto. A discussão será mediada a partir das afirmações sobre as histórias de vida e, resultadamente, de leitura e de profissão, do professor, observando se na prática realizam conforme teorizam. E assim, refletir entre leitura e ensino de leitura e sobre como esta relação dialógica pode ser pertinente para a formação de leitores críticos. Mediados por Freire (1999), Koch (2010), Martins (2007), Orlandi (2006), Silva (2003), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "14 - A EXPERIÊNCIA DE LER, ENSINAR E APRENDER EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "Leitura, Ensino de leitura, História de vida, Prática do professor" "idioma" => "Português" "arquivo" => "9396e79e99733578133e74c72ee5b4b1_1715.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA ALVES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "RITA ALVES" "autor_email" => "ritaalvesalves@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE PIAUIENSE (FAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }