PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES ACERCA DE SEUS ASPECTOS SOCIAIS E METODOLÓGICOS.
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17678 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 261 "inscrito_id" => 243 "titulo" => "PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES ACERCA DE SEUS ASPECTOS SOCIAIS E METODOLÓGICOS." "resumo" => "O presente estudo parte do interesse das autoras pela questão das práticas educativas, especialmente na modalidade de educação de jovens e adultos, além da inquietação por buscar compreender como acontecem algumas dessas práticas na educação não formal, especialmente, no Programa Brasil Alfabetizado. Nesse sentido, temos por objetivo discutir sobre alguns aspectos sociais e metodológicos deste Programa. Para isso, lançamos mão da metodologia de caráter qualitativo, em que foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma professora do Programa, além de algumas análises feitas: do material didático que foi utilizado por ela; de algumas atividades realizadas no decorrer do processo de alfabetização dos alfabetizandos; e consequentemente, da prática metodológica utilizada por esta alfabetizadora. Fizemos o uso também da pesquisa bibliográfica embasada em alguns teóricos como: Gohn (2006) que discute a importância da educação não formal num sentido de complementação da educação formal; Freire (1967, 1989, 1997) que nos oferece ricas contribuições sobre a importância das palavras geradoras, da horizontalidade e do diálogo para uma prática docente consciente e consequentemente, para uma aprendizagem significativa. Por fim, consideramos este estudo pertinente por relacionar aspectos de um importante programa de alfabetização no país com a rica e subjetiva experiência de uma alfabetizadora participante do mesmo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Juventude, Educação Popular e de Pessoas Jovens e Adultos" "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO FORMAIS., ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS,, PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA14_ID243_23102015230720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA FRANCIONE SENA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA SENA" "autor_email" => "marcynha_pedagogia@hotmai" "autor_ies" => "ABEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17678 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 261 "inscrito_id" => 243 "titulo" => "PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: ALGUMAS APROXIMAÇÕES ACERCA DE SEUS ASPECTOS SOCIAIS E METODOLÓGICOS." "resumo" => "O presente estudo parte do interesse das autoras pela questão das práticas educativas, especialmente na modalidade de educação de jovens e adultos, além da inquietação por buscar compreender como acontecem algumas dessas práticas na educação não formal, especialmente, no Programa Brasil Alfabetizado. Nesse sentido, temos por objetivo discutir sobre alguns aspectos sociais e metodológicos deste Programa. Para isso, lançamos mão da metodologia de caráter qualitativo, em que foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma professora do Programa, além de algumas análises feitas: do material didático que foi utilizado por ela; de algumas atividades realizadas no decorrer do processo de alfabetização dos alfabetizandos; e consequentemente, da prática metodológica utilizada por esta alfabetizadora. Fizemos o uso também da pesquisa bibliográfica embasada em alguns teóricos como: Gohn (2006) que discute a importância da educação não formal num sentido de complementação da educação formal; Freire (1967, 1989, 1997) que nos oferece ricas contribuições sobre a importância das palavras geradoras, da horizontalidade e do diálogo para uma prática docente consciente e consequentemente, para uma aprendizagem significativa. Por fim, consideramos este estudo pertinente por relacionar aspectos de um importante programa de alfabetização no país com a rica e subjetiva experiência de uma alfabetizadora participante do mesmo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Juventude, Educação Popular e de Pessoas Jovens e Adultos" "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO FORMAIS., ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS,, PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA14_ID243_23102015230720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA FRANCIONE SENA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA SENA" "autor_email" => "marcynha_pedagogia@hotmai" "autor_ies" => "ABEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }