Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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LÍNGUA HYSKARIANA EM AÇÃO: ENSINO E APRENDIZAGEM EM NHAMUNDÁ/AM

Palavra-chaves: LÍNGUA AUTÓCTONE, HYSKARIANA, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação, Ancestralidade e Resistência indígena

Resumo

Estudos a respeito da educação indígena e do fortalecimento de línguas mostram que é possível a manutenção social de sistemas de signos que apresentam vulnerabilidade linguística. Assim, nosso trabalho busca promover o fortalecimento da língua hiykariana, falada por essa etnia no alto rio Nhamundá/AM. Por isso, quatro jovens falantes nativos, que cursam ensino médio na escola Enery Barbosa em Nhamundá/AM, cidade situada em uma ilha no Estado do Amazonas, na divisa com o Estado do Pará. Esses indígenas, num curso que acontece uma vez por semana, ensinam seus colegas de aula (20 pessoas), a ler e a escrever em hyskariana. O curso é previsto para ocorrer em dois anos, e já está em andamento há seis meses. A natureza da pesquisa é com base na etnolinguística.

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