Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PROFESSOR E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: ENSINO, APRENDIZAGEM, PROFESSOR, FUNÇÂO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação, Profissionalização e Trabalho Docente Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

Sendo o professor o nosso tema de estudo neste trabalho, temos como principal objetivo analisar o seu papel no processo de ensino e aprendizagem, explicitando, com isso, perspectivas e desafios que o constituem como profissional da educação na sociedade contemporânea. O trabalho foi realizado por meio da análise da concepção da função do professor presente no projeto político-pedagógico de uma escola pública do município de Mossoró. A análise empreendida está fundamentada nas ideias de alguns teóricos que discutem a referida temática. Definir o papel do professor é algo complexo, pois exige uma ampla análise de alguns fatores que interferem direta e indiretamente no desenvolvimento da prática educativa, como, por exemplo, a relação triádica, professor-conhecimento-aluno, a formação do professor, a tendência pedagógica da sua formação, a visão que o mesmo tem da sua função social, entre outras coisas. Concluímos apontando que o professor é um grande mediador da construção do conhecimento; seu saber fazer e o como pode ser feito são elementos pedagógicos que se mostram necessários no desenvolvimento da capacidade crítica e das habilidades cognitivas do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.