Artigo Anais ABRALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-157X

MORTE E VIDA SEVERINA EM HQ: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DO TRABALHO COM O “CLÁSSICO” EM SALA DE AULA

"2012-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1767
    "edicao_id" => 7
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 370
    "titulo" => "MORTE E VIDA SEVERINA EM HQ: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DO TRABALHO COM O “CLÁSSICO” EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Sabe-se da necessidade de se desenvolver a escolarização da literatura numa perspectiva de incentivo à pratica da leitura literária em sala de aula, de forma humanizadora, crítica e reflexiva. Desse modo, este artigo aborda a importância da formação de leitores no contexto escolar,  partindo do estudo da obra Morte e Vida Severina  em quadrinhos, evidenciando uma possibilidade de mediar a leitura da obra de maior êxito popular de João Cabral de Melo Neto, a partir do seu processo de retextualização. Tal estudo se fundamenta em uma pesquisa de caráter bibliográfico, tendo como suporte teórico ideias propostas por Colomer (2007), Cosson (2009), Soares (2001), Marcuschi (2010),  Dell’Isola (2007), Nunes(2007), entre outros."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "42cc94eca712347749b2d897b286d359_370_145_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA MARTINS CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA MARTINS"
    "autor_email" => "adrianam.cavalcante@hotma"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC"
    "edicao_evento" => "Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c718ed7fd_16022020195000.png"
    "edicao_capa" => "5f1733ddf238d_21072020152845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 7
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1767
    "edicao_id" => 7
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 370
    "titulo" => "MORTE E VIDA SEVERINA EM HQ: UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DO TRABALHO COM O “CLÁSSICO” EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Sabe-se da necessidade de se desenvolver a escolarização da literatura numa perspectiva de incentivo à pratica da leitura literária em sala de aula, de forma humanizadora, crítica e reflexiva. Desse modo, este artigo aborda a importância da formação de leitores no contexto escolar,  partindo do estudo da obra Morte e Vida Severina  em quadrinhos, evidenciando uma possibilidade de mediar a leitura da obra de maior êxito popular de João Cabral de Melo Neto, a partir do seu processo de retextualização. Tal estudo se fundamenta em uma pesquisa de caráter bibliográfico, tendo como suporte teórico ideias propostas por Colomer (2007), Cosson (2009), Soares (2001), Marcuschi (2010),  Dell’Isola (2007), Nunes(2007), entre outros."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "42cc94eca712347749b2d897b286d359_370_145_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA MARTINS CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA MARTINS"
    "autor_email" => "adrianam.cavalcante@hotma"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-abralic"
    "edicao_nome" => "Anais ABRALIC"
    "edicao_evento" => "Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/abralic/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c718ed7fd_16022020195000.png"
    "edicao_capa" => "5f1733ddf238d_21072020152845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 7
    "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC"
    "publicacao_codigo" => "2317-157X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2012

Resumo

Sabe-se da necessidade de se desenvolver a escolarização da literatura numa perspectiva de incentivo à pratica da leitura literária em sala de aula, de forma humanizadora, crítica e reflexiva. Desse modo, este artigo aborda a importância da formação de leitores no contexto escolar, partindo do estudo da obra Morte e Vida Severina em quadrinhos, evidenciando uma possibilidade de mediar a leitura da obra de maior êxito popular de João Cabral de Melo Neto, a partir do seu processo de retextualização. Tal estudo se fundamenta em uma pesquisa de caráter bibliográfico, tendo como suporte teórico ideias propostas por Colomer (2007), Cosson (2009), Soares (2001), Marcuschi (2010), Dell’Isola (2007), Nunes(2007), entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.