ARAÚJO, Maria Isabel De et al.. O saber tradicional dos sateré-mawé e a educação ambiental. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17658>. Acesso em: 22/12/2024 10:51
Este trabalho representa uma síntese das discussões e atividades desenvolvidas com a comunidade indígena Sateré-Mawé da Aldeia Guaranatuba, município de Barreirinha/AM, versa a discussão sobre o valor dos conhecimentos tradicionais para se pensar novas formas de conservação da natureza, através do diálogo entre os saberes científicos e populares na comunidade indígena. Construído no método qualitativo, pesquisa-ação a partir das práxis interdisciplinares da Educação Ambiental no processo de transmissão de saberes tradicionais do senso comum com enfoque agroecológico no contexto da aprendizagem não formal, proporcionando um ambiente de troca, em que o fazer interdisciplinar estivesse presente. A mesma foi organizada em torno das temáticas envolvendo a agroecologia com o cultivo do solo como garantia a saúde e a soberania alimentar no contexto da educação ambiental. Partindo dessa premissa, a Educação Ambiental, objeto de estudo contempla a construção do conhecimento científico, a valorização da cidadania no contexto dos saberes do senso comum que unem natureza, homem, saúde e cultura, cujas dimensões articuladoras tem levado a agroecologia para o debate e diálogo de saberes nas diversas dimensões qual se estabelecem na prática das experiências garantindo a soberania e segurança alimentar. Conclui-se que a experiência aponta caminhos, semeados de esperança e solidariedade, fertilizados pelo diálogo e intercâmbio de saberes entre tradicionais agricultores e seus pares urbanos envolvidos com o conhecimento acadêmico, demonstrando que é possível cultivar novas práticas sem alterar os valores tradicionais, gerando autonomia e emancipação social, nas relações vitais do ser humano com seu meio ambiente natural.