Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 184
EDUCAR ALÉM DAS PAREDES E MUROS: PRÁTICAS INOVADORAS, CENTRADAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E NA SOCIALIZAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA, UMA CONSTRUÇÃO SEM IMPROVISOS PARA A VIDA.

Palavra-chaves: EDUCAR, PRÁTICAS INOVADORAS, PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, SOCIALIZAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA, SOCIALIZAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo, Avaliação e Práticas Escolares Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

Este artigo tem como propósito apresentar alguns conceitos de uma educação para a vida. Dentre renomados antropólogos, sociólogos e educadores, este estudo foi fundamentado em obras de Paulo Freire, Edgar Morin, José Pacheco e Tião Rocha. Morin e os demais educadores defendem uma reforma na educação que promova o enfrentamento das incertezas da vida. Este é o momento das primeiras gerações que estão tendo acesso a manifestações públicas anônimas na Internet e nas redes sociais. Este fenômeno transita mediante esforço da sociedade civil na qual é composta por pais e educadores atores estes necessários para atualizar os sistemas de ensino aprendizagem e atender as necessidades do século XXI. As questões das habilidades socioemocionais de nossos educandos estão sendo minuciosamente refletidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O autor deste acredita que os sete saberes necessários à educação do futuro de Morin, os saberes necessários à prática educativa na visão de Freire, a ética e a educação nas Leis de Diretrizes e Bases (LDB), representa uma parte das ferramentas especiais para alavancar essa reforma na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.