Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ATRAVÉS DO ESTUDO DA HISTÓRIA EM MEMÓRIAS DE PARINTINS-AMAZONAS

Palavra-chaves: PATRIMÔNIO, CULTURA, IDENTIDADE, VALORIZAÇÃO, VALORIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission História da Educação

Resumo

Este artigo apresenta a Educação Patrimonial através do estudo da história em memórias de Parintins-Amazonas desenvolvida no Ensino Fundamental, na Escola Estadual de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves. O estudo da História presente em memórias locais se configura como base para a Educação Patrimonial que objetiva a valorização dos bens culturais dos alunos contribuindo assim com a defesa e manutenção dos patrimônios locais dando à comunidade escolar a reafirmação de seu dever em salvaguardar seus patrimônios. Mostramos a importância dos patrimônios através da leitura de livros e artigos incentivando os alunos ao estudo e valorização da memória e da história local, observamos e registramos os lugares de memória do município. Também realizamos pesquisa de campo com aplicação de questionários aos alunos do nono ano da referida escola e desenvolvemos oficinas apresentado alguns parintinenses e suas memórias sobre acontecimentos marcantes da história do município de Parintins. Como resultado das análises dos dados e das oficinas temos o desenvolvimento da Educação Patrimonial dos alunos que já (re) conhecem e se identificam com os bens culturais frutos da memória e história de seu município. Dessa forma, a Educação Patrimonial dos alunos tem sido alcançada com a realização de oficinas onde são apresentados os temas relativos a história de Parintins garantindo, assim, o reconhecimento dos patrimônios e sua importância para a cultura e identidade dos alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Deputado Gláucio Gonçalves. Jéssica Dayse Matos Gomes, palavras-chave: patrimônio; cultura; identidade; valorização; escola. Orientador: Jéssica Dayse Matos Gomes.

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