Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS

Palavra-chaves: INCLUSÃO, DEFICIÊNCIA MULTIPLA, POLÍTICAS PÚBLICAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Inclusiva Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

Resumo: Este trabalho de pesquisa investigou o processo de inclusão de uma aluna com deficiência múltipla no ensino regular e a realidade que a instituição oferta, ou seja, os processos didáticos e pedagógicos que na maioria das vezes a família desconhece, principalmente quando o ponto norteador é o Atendimento Educacional Especializado - AEE a essa clientela. Sendo que educandos com necessidades especiais tem direito a recursos educativos que atenda suas necessidades e também professores com especialização adequada em nível médio e superior, para atendimento especializado. Neste pensar a pesquisa proporcionou por meio de um estudo de caso o diálogo das observações realizadas com uma aluna com deficiência múltipla - DM em uma escola regular do ensino fundamental no município de Parintins no baixo amazonas, analisando assim a realidade da mesma. Assim observa se que a educação vem deixando um vazio no que diz respeito à educação de qualidade para esta classe, pois as políticas públicas em Parintins voltadas para esse publico não convergem com as estruturas de algumas escolas que são inadequadas, com a falta de equipe multiprofissional, de apoio para os familiares e de medicamentos, assim como atendimento médico e de apoio de material acessível para a criança. Assim sendo, a pesquisa possibilitou construir conhecimentos que possam contribuir para uma reflexão e posteriormente um olhar mais voltado para educação centrada no indivíduo, acreditando na capacidade de ler, escrever e de conviver em sociedade. Sendo notoriamente o resultado de escolarização para ajudar no seu desenvolvimento integral, pois, sabemos que só recurso financeiro não basta, é preciso melhorar também as seguintes questões: uma gestão autônoma-democrática, a organização didático-pedagógica da escola aliada ao papel dos professores e da família, também são fatores determinantes para que essas pessoas de fato tenham por meio da educação escolar a capacidade de interagir com diferentes tipos de situações do meio social.

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