Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: DIDÁTICA, METODOLOGIAS INOVADORAS, ENSINO E APRENDIZAGEM Pôster (PO) / Poster Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A utilização de jogos didáticos como prática de ensino se faz presente por ser facilitadora do aprendizado e da compreensão do conteúdo de forma lúdica, motivadora e divertida, possibilitando uma estreita relação dos conteúdos aprendidos com a vida cotidiana, tornando os alunos mais competentes na elaboração de respostas criativas e eficazes para solucionar problemas do cotidiano escolar. Com base nessa perspectiva, objetivou-se com esse trabalho, relatar a experiência de utilização de um recurso lúdico. Trata-se de um cubo mágico, utilizado em uma aula sobre “desenvolvimento embrionário dos animais”, ministrada para uma turma de alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Areia-PB. A atividade foi realizada por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB). Para a aplicação da atividade, os bolsistas dividiram a turma em quatro grupos, para que ocorresse um jogo de perguntas e respostas. Na dinâmica, foi utilizado um dado, no qual em cada face continha uma orientação a ser cumprida. Concluiu-se que a utilização do jogo didático promoveu um aprendizado significativo, possibilitando a interação e a difusão de conhecimentos sobre diversos temas, entre os alunos. Assim consideramos que é fundamental que os professores utilizem metodologias diferenciadas no processo de ensino, permitindo uma maior assimilação de novos conteúdos e favorecendo a fixação de conhecimentos, além de estimular o desenvolvimento cognitivo e o trabalho em grupo.

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