Esse trabalho foi elaborado na forma de uma pesquisa, que obteve esclarecimentos sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola estadual da cidade de Arapiraca-AL, na qual não serão revelados dados desta, pois o princípio da pesquisa é a reflexão do tema. Utilizou-se um roteiro de questões para a modalidade de entrevista semi-estruturada, pois esta foi a mais indicada para o modelo do atual trabalho. Para arquivar o depoimento da entrevistada (Coordenadora pedagógica da instituição) utilizou-se o procedimento de gravação de áudio. Ainda no âmbito dos recursos metodológicos, foi realizada uma análise documental do PPP, observando atenciosamente suas partes e a qualidade que estas foram abordadas. Dentre os resultados foram encontrados diversos problemas que a instituição passa. O objeto de pesquisa é um documento exigido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), ele é constituído por três grandes partes: Marco Referencial, Diagnóstico e Programação. Infelizmente no PPP da escola havia apenas a primeira parte. Esse fato exige uma séria reflexão para o evidente desinteresse para com a escola. A partir da experiência vivenciada com o auxilio da coordenadora pedagógica da instituição, foi possível perceber que para um PPP de qualidade é imprescindível que todos os envolvidos na educação, como os alunos, professores, pais, funcionários e comunidade, participem ativamente de todo o processo que constitui o PPP. Este documento é único para cada instituição, pois estabelece as metas que esta quer alcançar de acordo com a realidade que está vivenciando. Portando, só a comunidade local e escolar possui conhecimento necessário para entender os problemas enfrentados e como solucioná-los. Foi possível analisar como a escola tenta conduzir a participação nessa instituição, entretanto é um trabalho árduo, pois não há o apoio de todos os que fazem parte da escola, muitas vezes por desinteresse ou até mesmo ausência de conhecimento. Esse tipo de pesquisa é de extrema importância para entender que as instituições escolares têm um leque de meios para modificar e melhorar a sociedade. Para a formação de um licenciando, seja ele de qualquer área do saber, é relevante saber que o papel do professor vai além da sala de aula, pois ele é um dos protagonistas da instituição que está inserido e que tem o compromisso de participar de todos os interesses da instituição.