PLANEJAMENTO, CONCEITOS E ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16724 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2275 "inscrito_id" => 8052 "titulo" => "PLANEJAMENTO, CONCEITOS E ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL" "resumo" => "Esse trabalho foi elaborado na forma de uma pesquisa, que obteve esclarecimentos sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola estadual da cidade de Arapiraca-AL, na qual não serão revelados dados desta, pois o princípio da pesquisa é a reflexão do tema. Utilizou-se um roteiro de questões para a modalidade de entrevista semi-estruturada, pois esta foi a mais indicada para o modelo do atual trabalho. Para arquivar o depoimento da entrevistada (Coordenadora pedagógica da instituição) utilizou-se o procedimento de gravação de áudio. Ainda no âmbito dos recursos metodológicos, foi realizada uma análise documental do PPP, observando atenciosamente suas partes e a qualidade que estas foram abordadas. Dentre os resultados foram encontrados diversos problemas que a instituição passa. O objeto de pesquisa é um documento exigido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), ele é constituído por três grandes partes: Marco Referencial, Diagnóstico e Programação. Infelizmente no PPP da escola havia apenas a primeira parte. Esse fato exige uma séria reflexão para o evidente desinteresse para com a escola. A partir da experiência vivenciada com o auxilio da coordenadora pedagógica da instituição, foi possível perceber que para um PPP de qualidade é imprescindível que todos os envolvidos na educação, como os alunos, professores, pais, funcionários e comunidade, participem ativamente de todo o processo que constitui o PPP. Este documento é único para cada instituição, pois estabelece as metas que esta quer alcançar de acordo com a realidade que está vivenciando. Portando, só a comunidade local e escolar possui conhecimento necessário para entender os problemas enfrentados e como solucioná-los. Foi possível analisar como a escola tenta conduzir a participação nessa instituição, entretanto é um trabalho árduo, pois não há o apoio de todos os que fazem parte da escola, muitas vezes por desinteresse ou até mesmo ausência de conhecimento. Esse tipo de pesquisa é de extrema importância para entender que as instituições escolares têm um leque de meios para modificar e melhorar a sociedade. Para a formação de um licenciando, seja ele de qualquer área do saber, é relevante saber que o papel do professor vai além da sala de aula, pois ele é um dos protagonistas da instituição que está inserido e que tem o compromisso de participar de todos os interesses da instituição." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID8052_08092015214356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LIRIS BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIRIS BARBOSA" "autor_email" => "lirinhabs@gmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16724 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2275 "inscrito_id" => 8052 "titulo" => "PLANEJAMENTO, CONCEITOS E ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL" "resumo" => "Esse trabalho foi elaborado na forma de uma pesquisa, que obteve esclarecimentos sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola estadual da cidade de Arapiraca-AL, na qual não serão revelados dados desta, pois o princípio da pesquisa é a reflexão do tema. Utilizou-se um roteiro de questões para a modalidade de entrevista semi-estruturada, pois esta foi a mais indicada para o modelo do atual trabalho. Para arquivar o depoimento da entrevistada (Coordenadora pedagógica da instituição) utilizou-se o procedimento de gravação de áudio. Ainda no âmbito dos recursos metodológicos, foi realizada uma análise documental do PPP, observando atenciosamente suas partes e a qualidade que estas foram abordadas. Dentre os resultados foram encontrados diversos problemas que a instituição passa. O objeto de pesquisa é um documento exigido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), ele é constituído por três grandes partes: Marco Referencial, Diagnóstico e Programação. Infelizmente no PPP da escola havia apenas a primeira parte. Esse fato exige uma séria reflexão para o evidente desinteresse para com a escola. A partir da experiência vivenciada com o auxilio da coordenadora pedagógica da instituição, foi possível perceber que para um PPP de qualidade é imprescindível que todos os envolvidos na educação, como os alunos, professores, pais, funcionários e comunidade, participem ativamente de todo o processo que constitui o PPP. Este documento é único para cada instituição, pois estabelece as metas que esta quer alcançar de acordo com a realidade que está vivenciando. Portando, só a comunidade local e escolar possui conhecimento necessário para entender os problemas enfrentados e como solucioná-los. Foi possível analisar como a escola tenta conduzir a participação nessa instituição, entretanto é um trabalho árduo, pois não há o apoio de todos os que fazem parte da escola, muitas vezes por desinteresse ou até mesmo ausência de conhecimento. Esse tipo de pesquisa é de extrema importância para entender que as instituições escolares têm um leque de meios para modificar e melhorar a sociedade. Para a formação de um licenciando, seja ele de qualquer área do saber, é relevante saber que o papel do professor vai além da sala de aula, pois ele é um dos protagonistas da instituição que está inserido e que tem o compromisso de participar de todos os interesses da instituição." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, COMUNIDADE ESCOLAR E LOCAL, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID8052_08092015214356.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LIRIS BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIRIS BARBOSA" "autor_email" => "lirinhabs@gmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }