A aplicação de atividades atuais e simples, utilizando jogos ou materiais didáticos são recursos recomendados para dinamizar o ensino e aprendizagem em Química. Este tipo de metodologia adquire espaço como instrumentos motivadores além de proporcionar um estímulo ao interesse do estudante. Sendo este um frequente desafio presente no ensino de ciências, devido á um prévio conhecimento errado, em que a disciplina seja de cálculos e de formulas que só dificultam o aprendizado. O jogo didático no ensino médio pode constitui-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos, e consequentemente de questões avaliadoras aplicadas. O que está sendo bastante comum, é que na maioria das vezes o ensino de Química tem em foco um ensino não contextualizado, fazendo com que os alunos tenham que memorizar conceitos, leis e/ou fórmulas, sem nenhuma relação com o cotidiano e meio de aluno, dificultando o entendimento e por consequência a aprendizagem do aluno. Visto isso, houve-se a necessidade do professor desenvolver e apresentar estratégias que despertem o interesse dos alunos nos conteúdos ensinados na Química. Neste sentido, aponta-se como uma proposta de uma inovação em didática no ensino de Química, discentes da UEPB, ao qual o presente trabalho está atrelado. Nesta expectativa este trabalho tem por objetivo identificar o desenvolvimento no conhecimento e aprendizagem do aluno, com a aplicação de um jogo didático, com a abordagem do conteúdo de funções orgânicas, visando aprimorar o conhecimento no tema, esclarecer dúvidas relacionadas de forma mutua e divertida.