Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO E AUXILIO DE ATIVIDADES COM FOCO EM ESTUDOS DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS

Palavra-chaves: JOGO, LÚDICO, ENSINO, QUÍMICA, QUÍMICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15357
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1459
    "inscrito_id" => 7526
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO E AUXILIO DE ATIVIDADES COM FOCO EM ESTUDOS DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "A aplicação de atividades atuais e simples, utilizando jogos ou materiais didáticos são recursos recomendados para dinamizar o ensino e aprendizagem em Química. Este tipo de metodologia adquire espaço como instrumentos motivadores além de proporcionar um estímulo  ao interesse do estudante. Sendo este um frequente desafio presente  no ensino de ciências, devido á um prévio conhecimento errado, em que a disciplina seja de cálculos e de formulas que só dificultam o aprendizado. O jogo didático no ensino médio pode constitui-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos, e consequentemente de questões avaliadoras aplicadas. O que está sendo bastante comum, é que na maioria das vezes o ensino de Química tem  em foco um ensino não contextualizado, fazendo com que os alunos tenham que memorizar conceitos, leis e/ou fórmulas, sem nenhuma relação com o cotidiano e meio de aluno, dificultando o entendimento e por consequência a aprendizagem do aluno. Visto isso, houve-se a necessidade do professor desenvolver e apresentar estratégias que despertem o interesse dos alunos nos conteúdos ensinados na Química. Neste sentido, aponta-se como uma proposta de uma inovação em didática no ensino de Química, discentes da UEPB, ao qual o presente trabalho está atrelado. Nesta expectativa este trabalho tem por objetivo identificar o desenvolvimento no conhecimento e aprendizagem do aluno, com a aplicação de um jogo didático, com a abordagem do conteúdo de funções orgânicas, visando aprimorar o conhecimento no tema, esclarecer dúvidas relacionadas de forma mutua e divertida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO, LÚDICO, ENSINO, QUÍMICA, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID7526_06092015193811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PATRICIA MARTINS BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ANA PATRICIA"
    "autor_email" => "anapatriciamb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15357
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1459
    "inscrito_id" => 7526
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO E AUXILIO DE ATIVIDADES COM FOCO EM ESTUDOS DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS"
    "resumo" => "A aplicação de atividades atuais e simples, utilizando jogos ou materiais didáticos são recursos recomendados para dinamizar o ensino e aprendizagem em Química. Este tipo de metodologia adquire espaço como instrumentos motivadores além de proporcionar um estímulo  ao interesse do estudante. Sendo este um frequente desafio presente  no ensino de ciências, devido á um prévio conhecimento errado, em que a disciplina seja de cálculos e de formulas que só dificultam o aprendizado. O jogo didático no ensino médio pode constitui-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos, e consequentemente de questões avaliadoras aplicadas. O que está sendo bastante comum, é que na maioria das vezes o ensino de Química tem  em foco um ensino não contextualizado, fazendo com que os alunos tenham que memorizar conceitos, leis e/ou fórmulas, sem nenhuma relação com o cotidiano e meio de aluno, dificultando o entendimento e por consequência a aprendizagem do aluno. Visto isso, houve-se a necessidade do professor desenvolver e apresentar estratégias que despertem o interesse dos alunos nos conteúdos ensinados na Química. Neste sentido, aponta-se como uma proposta de uma inovação em didática no ensino de Química, discentes da UEPB, ao qual o presente trabalho está atrelado. Nesta expectativa este trabalho tem por objetivo identificar o desenvolvimento no conhecimento e aprendizagem do aluno, com a aplicação de um jogo didático, com a abordagem do conteúdo de funções orgânicas, visando aprimorar o conhecimento no tema, esclarecer dúvidas relacionadas de forma mutua e divertida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO, LÚDICO, ENSINO, QUÍMICA, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID7526_06092015193811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PATRICIA MARTINS BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ANA PATRICIA"
    "autor_email" => "anapatriciamb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A aplicação de atividades atuais e simples, utilizando jogos ou materiais didáticos são recursos recomendados para dinamizar o ensino e aprendizagem em Química. Este tipo de metodologia adquire espaço como instrumentos motivadores além de proporcionar um estímulo ao interesse do estudante. Sendo este um frequente desafio presente no ensino de ciências, devido á um prévio conhecimento errado, em que a disciplina seja de cálculos e de formulas que só dificultam o aprendizado. O jogo didático no ensino médio pode constitui-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de melhor compreensão dos conteúdos desenvolvidos, e consequentemente de questões avaliadoras aplicadas. O que está sendo bastante comum, é que na maioria das vezes o ensino de Química tem em foco um ensino não contextualizado, fazendo com que os alunos tenham que memorizar conceitos, leis e/ou fórmulas, sem nenhuma relação com o cotidiano e meio de aluno, dificultando o entendimento e por consequência a aprendizagem do aluno. Visto isso, houve-se a necessidade do professor desenvolver e apresentar estratégias que despertem o interesse dos alunos nos conteúdos ensinados na Química. Neste sentido, aponta-se como uma proposta de uma inovação em didática no ensino de Química, discentes da UEPB, ao qual o presente trabalho está atrelado. Nesta expectativa este trabalho tem por objetivo identificar o desenvolvimento no conhecimento e aprendizagem do aluno, com a aplicação de um jogo didático, com a abordagem do conteúdo de funções orgânicas, visando aprimorar o conhecimento no tema, esclarecer dúvidas relacionadas de forma mutua e divertida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.