O presente estudo sobre perspectivas de gestão objetivou analisar as funções dos gestores de quatro escolas públicas do município de Areia – PB, uma vez que, em nosso processo de formação esses aspectos são importantes para dar a dimensão de que a escola é um espaço que está além da sala de aula, ressaltando como ocorre a gestão democrática nas escolas e como os gestores organizam esse processo democrático. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionários com questões subjetivas para que fossem obtidos resultados o mais próximo da realidade possível, dentre as quais destacamos como mais relevantes para o nosso estudo as seguintes: O que você entende por gestão democrática? Sua escola tem Projeto político pedagógico? Em caso positivo, como é avaliado/construído? Como você planeja a utilização das verbas descentralizadas para a escola? Utilizamos aportes teóricos de SOUZA (2007), LIBÂNEO (2004) e GOHN (2004) para referendar nossas reflexões. Os resultados apontam que, a falta de interação com os pais e docentes vem sendo causador de conflitos no ambiente escolar e que os processos democráticos estão comprometidos. A administração do processo democrático escolar não é fácil de construir, portanto são muitos desafios encontrados por parte dos gestores, mas é dever e a obrigação procurar estabelecer um ambiente verdadeiramente democrático e que busque inovação para uma boa gestão.