Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DEMOCRÁTICA: ALGUNS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Palavra-chaves: GESTÃO, PARTICIPAÇÃO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16112
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 4712
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: ALGUNS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente estudo sobre perspectivas de gestão objetivou analisar as funções dos gestores de quatro escolas públicas do município de Areia – PB, uma vez que, em nosso processo de formação esses aspectos são importantes para dar a dimensão de que a escola é um espaço que está além da sala de aula, ressaltando como ocorre a gestão democrática nas escolas e como os gestores organizam esse processo democrático. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionários com questões subjetivas para que fossem obtidos resultados o mais próximo da realidade possível, dentre as quais destacamos como mais relevantes para o nosso estudo as seguintes: O que você entende por gestão democrática? Sua escola tem Projeto político pedagógico? Em caso positivo, como é avaliado/construído? Como você planeja a utilização das verbas descentralizadas para a escola? Utilizamos aportes teóricos de SOUZA (2007), LIBÂNEO (2004) e GOHN (2004) para referendar nossas reflexões. Os resultados apontam que, a falta de interação com os pais e docentes vem sendo causador de conflitos no ambiente escolar e que os processos democráticos estão comprometidos. A administração do processo democrático escolar não é fácil de construir, portanto são muitos desafios encontrados por parte dos gestores, mas é dever e a obrigação procurar estabelecer um ambiente verdadeiramente democrático e que busque inovação para uma boa gestão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "GESTÃO, PARTICIPAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID4712_15082015104901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIRLENE DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GIRLENE SANTOS"
    "autor_email" => "girlenessouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16112
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 4712
    "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: ALGUNS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "O presente estudo sobre perspectivas de gestão objetivou analisar as funções dos gestores de quatro escolas públicas do município de Areia – PB, uma vez que, em nosso processo de formação esses aspectos são importantes para dar a dimensão de que a escola é um espaço que está além da sala de aula, ressaltando como ocorre a gestão democrática nas escolas e como os gestores organizam esse processo democrático. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionários com questões subjetivas para que fossem obtidos resultados o mais próximo da realidade possível, dentre as quais destacamos como mais relevantes para o nosso estudo as seguintes: O que você entende por gestão democrática? Sua escola tem Projeto político pedagógico? Em caso positivo, como é avaliado/construído? Como você planeja a utilização das verbas descentralizadas para a escola? Utilizamos aportes teóricos de SOUZA (2007), LIBÂNEO (2004) e GOHN (2004) para referendar nossas reflexões. Os resultados apontam que, a falta de interação com os pais e docentes vem sendo causador de conflitos no ambiente escolar e que os processos democráticos estão comprometidos. A administração do processo democrático escolar não é fácil de construir, portanto são muitos desafios encontrados por parte dos gestores, mas é dever e a obrigação procurar estabelecer um ambiente verdadeiramente democrático e que busque inovação para uma boa gestão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "GESTÃO, PARTICIPAÇÃO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID4712_15082015104901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIRLENE DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GIRLENE SANTOS"
    "autor_email" => "girlenessouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente estudo sobre perspectivas de gestão objetivou analisar as funções dos gestores de quatro escolas públicas do município de Areia – PB, uma vez que, em nosso processo de formação esses aspectos são importantes para dar a dimensão de que a escola é um espaço que está além da sala de aula, ressaltando como ocorre a gestão democrática nas escolas e como os gestores organizam esse processo democrático. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionários com questões subjetivas para que fossem obtidos resultados o mais próximo da realidade possível, dentre as quais destacamos como mais relevantes para o nosso estudo as seguintes: O que você entende por gestão democrática? Sua escola tem Projeto político pedagógico? Em caso positivo, como é avaliado/construído? Como você planeja a utilização das verbas descentralizadas para a escola? Utilizamos aportes teóricos de SOUZA (2007), LIBÂNEO (2004) e GOHN (2004) para referendar nossas reflexões. Os resultados apontam que, a falta de interação com os pais e docentes vem sendo causador de conflitos no ambiente escolar e que os processos democráticos estão comprometidos. A administração do processo democrático escolar não é fácil de construir, portanto são muitos desafios encontrados por parte dos gestores, mas é dever e a obrigação procurar estabelecer um ambiente verdadeiramente democrático e que busque inovação para uma boa gestão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.