Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DEMOCRÁTICA: ALGUNS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO COTIDIANO ESCOLAR

Palavra-chaves: GESTÃO, PARTICIPAÇÃO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16112 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 641 "inscrito_id" => 4712 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: ALGUNS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "O presente estudo sobre perspectivas de gestão objetivou analisar as funções dos gestores de quatro escolas públicas do município de Areia – PB, uma vez que, em nosso processo de formação esses aspectos são importantes para dar a dimensão de que a escola é um espaço que está além da sala de aula, ressaltando como ocorre a gestão democrática nas escolas e como os gestores organizam esse processo democrático. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionários com questões subjetivas para que fossem obtidos resultados o mais próximo da realidade possível, dentre as quais destacamos como mais relevantes para o nosso estudo as seguintes: O que você entende por gestão democrática? Sua escola tem Projeto político pedagógico? Em caso positivo, como é avaliado/construído? Como você planeja a utilização das verbas descentralizadas para a escola? Utilizamos aportes teóricos de SOUZA (2007), LIBÂNEO (2004) e GOHN (2004) para referendar nossas reflexões. Os resultados apontam que, a falta de interação com os pais e docentes vem sendo causador de conflitos no ambiente escolar e que os processos democráticos estão comprometidos. A administração do processo democrático escolar não é fácil de construir, portanto são muitos desafios encontrados por parte dos gestores, mas é dever e a obrigação procurar estabelecer um ambiente verdadeiramente democrático e que busque inovação para uma boa gestão.O presente estudo sobre perspectivas de gestão objetivou analisar as funções dos gestores de quatro escolas públicas do município de Areia – PB, uma vez que, em" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO, PARTICIPAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID4712_15082015104901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIRLENE DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "GIRLENE SANTOS" "autor_email" => "girlenessouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16112 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 641 "inscrito_id" => 4712 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: ALGUNS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO COTIDIANO ESCOLAR" "resumo" => "O presente estudo sobre perspectivas de gestão objetivou analisar as funções dos gestores de quatro escolas públicas do município de Areia – PB, uma vez que, em nosso processo de formação esses aspectos são importantes para dar a dimensão de que a escola é um espaço que está além da sala de aula, ressaltando como ocorre a gestão democrática nas escolas e como os gestores organizam esse processo democrático. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionários com questões subjetivas para que fossem obtidos resultados o mais próximo da realidade possível, dentre as quais destacamos como mais relevantes para o nosso estudo as seguintes: O que você entende por gestão democrática? Sua escola tem Projeto político pedagógico? Em caso positivo, como é avaliado/construído? Como você planeja a utilização das verbas descentralizadas para a escola? Utilizamos aportes teóricos de SOUZA (2007), LIBÂNEO (2004) e GOHN (2004) para referendar nossas reflexões. Os resultados apontam que, a falta de interação com os pais e docentes vem sendo causador de conflitos no ambiente escolar e que os processos democráticos estão comprometidos. A administração do processo democrático escolar não é fácil de construir, portanto são muitos desafios encontrados por parte dos gestores, mas é dever e a obrigação procurar estabelecer um ambiente verdadeiramente democrático e que busque inovação para uma boa gestão.O presente estudo sobre perspectivas de gestão objetivou analisar as funções dos gestores de quatro escolas públicas do município de Areia – PB, uma vez que, em" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO, PARTICIPAÇÃO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID4712_15082015104901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIRLENE DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "GIRLENE SANTOS" "autor_email" => "girlenessouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente estudo sobre perspectivas de gestão objetivou analisar as funções dos gestores de quatro escolas públicas do município de Areia – PB, uma vez que, em nosso processo de formação esses aspectos são importantes para dar a dimensão de que a escola é um espaço que está além da sala de aula, ressaltando como ocorre a gestão democrática nas escolas e como os gestores organizam esse processo democrático. Como instrumento de pesquisa foi utilizado questionários com questões subjetivas para que fossem obtidos resultados o mais próximo da realidade possível, dentre as quais destacamos como mais relevantes para o nosso estudo as seguintes: O que você entende por gestão democrática? Sua escola tem Projeto político pedagógico? Em caso positivo, como é avaliado/construído? Como você planeja a utilização das verbas descentralizadas para a escola? Utilizamos aportes teóricos de SOUZA (2007), LIBÂNEO (2004) e GOHN (2004) para referendar nossas reflexões. Os resultados apontam que, a falta de interação com os pais e docentes vem sendo causador de conflitos no ambiente escolar e que os processos democráticos estão comprometidos. A administração do processo democrático escolar não é fácil de construir, portanto são muitos desafios encontrados por parte dos gestores, mas é dever e a obrigação procurar estabelecer um ambiente verdadeiramente democrático e que busque inovação para uma boa gestão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.