Na infância, a personalidade, as competências e as habilidades da criança são formadas. E é nesse contexto que a Educação Infantil surge como base do desenvolvimento de aprendizagem para a criança. Assim, é preciso que o atendimento destinado a elas seja de boa qualidade, que o espaço físico, os materiais didáticos e a prática docente possam beneficiar, bem como agregar valores para esse ser em formação. Com base nas observações realizadas constatou-se que a Creche Estadual (quando este departamento possuía vínculo com o Estado), possui um ambiente amplo, mas que a equipe pedagógica deixa a desejar em suas atuações e utilização do espaço. No que diz respeito à Creche Municipal, há uma estrutura adequada e os docentes a utilizam de maneira satisfatória. Já a Escola Estadual precisa de uns ajustes de organização do espaço físico, planejamento pedagógico e atualização da docente diante de sua prática. Diante disso compreendemos o quanto é significante que os envolvidos com a Educação Infantil conheçam o desenvolvimento das crianças, possuam formação adequada e reflitam sobre sua atuação, para melhorar a sua prática auxiliando assim o progresso dos seus alunos. Também se faz necessário que os órgãos competentes cumpram com as exigências contidas nos documentos que regulamentam e orientam a estrutura, organização e o funcionamento dos espaços de educação infantil, como também fiscalizem e avaliem a qualidade do atendimento oferecido às crianças.