Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE CONTEÚDO GEOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, UM SUBSÍDIO À INTRODUÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS PARA AS SÉRIES INICIAIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, DIDÁTICA, CONCEITOS GEOGRÁFICOS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente trabalho versa sobre a importância do ensino de conteúdos geográficos na educação infantil, uma prática que muitas vezes é deixada de lado pelos professores com a ideia de ser menos importante que as outras. Os conteúdos de geografia fornecem inúmeros meios para se obter uma aprendizagem integral, não na forma de disciplina própria mas integrando-a às outras disciplinas e desencadeando um conjunto de conhecimentos no processo de ensino aprendizagem e possibilita aos alunos uma visão mais ampla do mundo, pois abrange diversos assuntos que o professor poderá explorar no sentido de desenvolver o aspecto cognitivo desde os primeiros anos na educação escolar. Nesse contexto, o presente trabalho desenvolveu uma análise de materiais com conteúdos geográficos que os professores poderiam utilizar em sala de aula e proporcionar aos pequenos educandos um raciocínio espacial nas práticas sociais cotidianas, principalmente se ministrados através de atividades lúdicas, como músicas, quebra-cabeças, festas folclóricas, brincadeiras de roda e outras, possibilitando uma compreensão inicial de como situar-se no espaço geográfico. Assim, observou-se como resultados que pequenas alterações nos materiais já utilizados na educação infantil essas atividades podem contribuir de forma significativa no processo de aprendizagem dos alunos para que posteriormente não encontrem dificuldades na disciplina ou sintam desprazer em sala de aula. Dessa forma, faz se necessário o comprometimento do docente, principalmente da educação infantil em promover uma aula prazerosa com intuito do desenvolvimento integral, na formação do cidadão como um todo, e proporcionando aos pequenos educandos uma interação com o meio em que vivem.

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