O presente texto é fruto de uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Pesquisa-e-Prática-Pedagógica-I e buscou conhecer, identificar e analisar a materialização de conteúdos que contemplam a educação para as relações étnico raciais. Curiosidade fundamentada na obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, cuja materialização encontra aparato legal nas leis 10.639∕03 e 11.645/08. Pretendeu-se evidenciar como se materializava o ensino dessas temáticas numa turma de 7ºano na cidade de Sairé-PE. O interesse pela temática surge no âmbito das lutas dos Movimentos Sociais de Negros e Indígenas que pretendem uma educação mais justa e o reconhecimento de diversos fatores, sejam eles históricos, geográficos, sociais, culturais e etc. No entanto, o campo de pesquisa apresentou uma peculiaridade, já que a disciplina HCAAB havia deixado de ser ofertada e a temática supostamente seria abrangida por todo o quadro disciplinar, trago pois, os resultados das observações que fiz nessa instituição de ensino.