CRIATOMIZANDO: CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXILIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM UMA ATIVIDADE DO PIBID
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15698 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2356 "inscrito_id" => 1482 "titulo" => "CRIATOMIZANDO: CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXILIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM UMA ATIVIDADE DO PIBID" "resumo" => """ O grande embate do ensino de ciências acerca da capacidade de educação se deve ao fato de que ela abrange uma prática muito relevante de argumentação, despertando a criatividade e os interesses dos alunos, aperfeiçoando a aprendizagem dos conteúdos ministrados. Entretanto, Freire (1997) descreve que para haver compreensão das ciências, se faz necessário experimentá-las. \r\n Reginaldo et. al. (2012) relata que a experimentação durante as aulas não é importante apenas por despertar o interesse pelas ciências nos alunos, é também, por envolver o conhecimento de todos os professores da área de ciências. Ou seja, ela influencia os professores buscarem novas metodologias e informações que atraiam os alunos.\r\n Todavia, outro fator muito relevante e que influencia no aprendizado, é o que o aluno já conhece, ou seja, o conhecimento prévio (AUSUBEL, 1982). Estas informações podem ser muito benéficas em certos casos para o ensino, visto que o professor pode usar exemplos que o aluno já conhece para aplicabilidades de conceitos importantes dos conteúdos abordados, ligando os conhecimentos obtidos no decorrer das aulas a tecnologias usadas constantemente no seu dia a dia. Desse modo, a importância dos saberes adquiridos em experiências e vivencia diárias, aquilo que já sabe sobre o tema em questão, algumas vezes precisa apenas ser “lapidado”. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ATOMOS, ENSINO DE CIENCIAS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID1482_09092015000417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE LUIZ PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEORGE LUIZ" "autor_email" => "georgelp@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15698 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2356 "inscrito_id" => 1482 "titulo" => "CRIATOMIZANDO: CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE AUXILIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM UMA ATIVIDADE DO PIBID" "resumo" => """ O grande embate do ensino de ciências acerca da capacidade de educação se deve ao fato de que ela abrange uma prática muito relevante de argumentação, despertando a criatividade e os interesses dos alunos, aperfeiçoando a aprendizagem dos conteúdos ministrados. Entretanto, Freire (1997) descreve que para haver compreensão das ciências, se faz necessário experimentá-las. \r\n Reginaldo et. al. (2012) relata que a experimentação durante as aulas não é importante apenas por despertar o interesse pelas ciências nos alunos, é também, por envolver o conhecimento de todos os professores da área de ciências. Ou seja, ela influencia os professores buscarem novas metodologias e informações que atraiam os alunos.\r\n Todavia, outro fator muito relevante e que influencia no aprendizado, é o que o aluno já conhece, ou seja, o conhecimento prévio (AUSUBEL, 1982). Estas informações podem ser muito benéficas em certos casos para o ensino, visto que o professor pode usar exemplos que o aluno já conhece para aplicabilidades de conceitos importantes dos conteúdos abordados, ligando os conhecimentos obtidos no decorrer das aulas a tecnologias usadas constantemente no seu dia a dia. Desse modo, a importância dos saberes adquiridos em experiências e vivencia diárias, aquilo que já sabe sobre o tema em questão, algumas vezes precisa apenas ser “lapidado”. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ATOMOS, ENSINO DE CIENCIAS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID1482_09092015000417.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE LUIZ PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEORGE LUIZ" "autor_email" => "georgelp@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }