PAULA, Milca Maria Cavalcanti De. A importância da musicalização na educação infantil. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15188>. Acesso em: 23/12/2024 02:12
Heitor Villa-Lobos afirmou ser a música um direito de todos (LOBOS, 1946). Partindo dessa premissa o presente texto tem como objetivo refletir a importância do trabalho pedagógico de musicalização na Educação Infantil como garantia as crianças do direito a aprendizagem musical. Apresenta-se o pensamento dos teóricos que tratam da educação musical: Émile Jaques-Dalcroze, Zoltán Kodály, Shinichi Suzuki, Carl Orff e Villa-Lobos. Neste trabalho também se registra a importância da música enquanto linguagem. Através da compreensão dos elementos da linguagem musical acredita-se que irá trazer mais clareza aos leitores. Com a Lei 11.769/08, que torna obrigatório o ensino de música em toda na Educação Básica, é preciso compreender que o ensino da música é de fato importante na formação do indivíduo e assim desenvolvê-la com qualidade nas práticas pedagógicas. A abordagem de pesquisa é qualitativa: que tem Caráter descritivo, (MOREIRA, 2002). Há ainda neste trabalho o registro de uma correlação do papel da música na educação infantil, não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento (BRÉSCIA, 2003). Então entendemos que deve haver uma relação estreita entre a música e a Educação Infantil para fortalecer a construção do conhecimento no cotidiano escolar.