As metodologias ativas configuram-se como uma estratégia de ensino que busca promover a mediação de conhecimentos, através da articulação entre teoria e prática tendo o aluno como eixo central do processo. O trabalho objetivou avaliar a utilização de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa foi realizada com os profissionais do SAMU Ceará pela equipe do Núcleo de Educação Permanente, durante as atividades do modulo de psicologia dos desastres no Curso de Incidentes com Múltiplas Vítimas. A metodologia ativa mostrou-se uma ferramenta importante na construção reflexiva do conhecimento, através da articulação entre teoria e prática. Para a coleta dos dados foram aplicados questionários semi-estruturados avaliando a integração com o processo de aprendizado e o aprendizado efetivo. Os resultados alcançados promoveram a identificação de pontos fortes e a desenvolver para o aprimoramento das técnicas de ensino e aprendizagem de acordo com as orientações da metodologia ativa, de forma a promover uma reestruturação do modelo aplicado para propiciar uma qualificação mais efetiva da pratica docente dos instrutores e da realização do trabalho dos profissionais do SAMU Ceará. O aprendizado decorrente dos métodos ativos promove uma formação critica do profissional, acarretando um conhecimento contextualizado e mais participativo, favorecendo a construção de ações edificadas na democracia e na colaboração dos membros das equipes de trabalho