O tema da Educação em Direitos Humanos oportuniza refletirmos na proposta da educação do século XXI a fim de compreender os avanços da humanização e democratização contemporânea. A formação de cidadãos críticos e reflexivos requer uma educação baseada em valores éticos e sociais sem impedir o reconhecimento de tendências pedagógicas modernas e o gestor da Escola apresenta papel fundamental ao exercer a liderança democrática com a equipe escolar e todos os estudantes numa promoção de educação em direitos humanos. Esse estudo referencia-se num capítulo de monografia do autor, na perspectiva metodológica bibliográfica, com enfoque nos estudos da legislação brasileira, principalmente a Constituição Federal, Estatuto da Criança e Adolescente, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, além de autores como Fortunati (2007), Costa (2012), entre outros. A argumentação do trabalho ocorreu pela análise dos direitos humanos voltado para a proteção integral das crianças e adolescentes entendendo a relação da equipe escolar na promoção desses direitos. Além de entender a cidadania democrática como o fator principal na criação de políticas públicas educacionais para transformar a equipe escolar numa formadora de pessoas capazes de decidir livremente seus futuros. Nesse processo, observa-se a relevância da cidadania e sua construção no ambiente educacional como fundamental para o entendimento das formas de prevenir e intervir em casos de violação de direitos. Por fim, compreende-se o papel do gestor como um dos norteadores necessários na aprendizagem da equipe escolar para construir o conhecimento aos casos de promoção da defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.