Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA VISÃO HOLÍSTICA ABORDANDO ASPECTOS DE ENSINO NO ESPAÇO E PROCESSO DE EDUCAÇÃO INFORMAL NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEPB (PROBEX).

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O projeto de extensão Espaço e Processo de Educação Informal na Formação de Licenciandos em Ciências Biológicas da UEPB possibilita a realização de atividades de extensão no Museu Vivo de Ciência e Tecnologia de Campina Grande “Lynaldo Cavalcante”, atendendo estudantes do ensino fundamental, médio e superior, como também o público em geral, diversificando a experiência de modo que o futuro profissional educacional seja estimulado à inovação de sua práxis. A Universidade Estadual da Paraíba fortalece e amplia mecanismos de interação científica, social e cultural junto com o Museu de Ciência, expandindo a formação dos licenciandos participantes do projeto, possibilitando a interação direta com a comunidade em centros de educação informal, formatando as práticas de alfabetização e divulgações científicas para a população nesse processo educativo utilizando o espaço educativo não formal, na linha de extensão da Educação Básica e focalizando a cooperação interinstitucional do licenciando em formação acadêmica. Os espaços educacionais não formais ajudam a fortalecer o processo de formação docente crítico-reflexiva, tendo uma visão holística sobre a vivência das dinâmicas institucionais que redimensionam o aprendizado da sala de aula, ajudando na formação universitária como um todo, principalmente na necessidade de contextualização curricular na competência profissional que visa o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho, delineando um perfil de professor-pesquisador, em vista da necessidade de aperfeiçoamento da produção acadêmica brasileira. A ampliação das experiências vividas no processo de formação dos estudantes do curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas da UEPB contribuiu nos espaços informais na formação docente inicial e continuada, destacando a crescente importância desses espaços nas últimas décadas e consolidando sua influência para a ação profissional ativa.

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