DESAFIOS E LIMITES PARA PENSAR A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS E ALUNAS DAS CLASSES POPULARES
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15735 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2043 "inscrito_id" => 8111 "titulo" => "DESAFIOS E LIMITES PARA PENSAR A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS E ALUNAS DAS CLASSES POPULARES" "resumo" => "Neste estudo, partimos da análise de que o domínio da escrita é construção e potencialização de saberes e que a escola é um lugar em e de movimento, pois cada sistema cultural está sempre em processo de mudança e que tais mudanças corresponde a desfechos de inúmeros conflitos transitando em um campo dos possíveis. Assim, consideramos que é preciso pensar a trajetória de vida enquanto construção histórica, ao mesmo tempo, situá-la no contexto escolar para desdobrar o tema da complexidade do processo de alfabetização na produção de sentido. Deste modo, iniciamos uma “visita” às memórias da infância no cotidiano da escola, para nos situarmos o lugar de onde falamos e como falamos, para dizer dos sentidos que a escrita tem para os homens e mulheres na potencialização de seus saberes. Reforçando assim, a complexidade do processo de alfabetização, bem como, a multiplicidades de sentidos e conhecimento que o envolve. E por fim, lançamos compreensões de que o imaginário das classes populares vem carregado de impressões sobre o que é escola, onde ideias e concepções diferentes coabitam em um mesmo espaço, à medida que, confere aos homens e mulheres a capacidade de dar sentido às suas vidas e as suas criações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO,, CLASSES POPULARES,, COTIDIANO ESCOLAR,, IMAGINÁRIO,, IMAGINÁRIO," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID8111_08092015183125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIANO SOARES" "autor_email" => "fabiano.poe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15735 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2043 "inscrito_id" => 8111 "titulo" => "DESAFIOS E LIMITES PARA PENSAR A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS E ALUNAS DAS CLASSES POPULARES" "resumo" => "Neste estudo, partimos da análise de que o domínio da escrita é construção e potencialização de saberes e que a escola é um lugar em e de movimento, pois cada sistema cultural está sempre em processo de mudança e que tais mudanças corresponde a desfechos de inúmeros conflitos transitando em um campo dos possíveis. Assim, consideramos que é preciso pensar a trajetória de vida enquanto construção histórica, ao mesmo tempo, situá-la no contexto escolar para desdobrar o tema da complexidade do processo de alfabetização na produção de sentido. Deste modo, iniciamos uma “visita” às memórias da infância no cotidiano da escola, para nos situarmos o lugar de onde falamos e como falamos, para dizer dos sentidos que a escrita tem para os homens e mulheres na potencialização de seus saberes. Reforçando assim, a complexidade do processo de alfabetização, bem como, a multiplicidades de sentidos e conhecimento que o envolve. E por fim, lançamos compreensões de que o imaginário das classes populares vem carregado de impressões sobre o que é escola, onde ideias e concepções diferentes coabitam em um mesmo espaço, à medida que, confere aos homens e mulheres a capacidade de dar sentido às suas vidas e as suas criações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO,, CLASSES POPULARES,, COTIDIANO ESCOLAR,, IMAGINÁRIO,, IMAGINÁRIO," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID8111_08092015183125.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANO SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FABIANO SOARES" "autor_email" => "fabiano.poe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }