Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DE CIÊNCIA E A PRESENÇA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: PRODUÇÃO CIENTÍFICA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15265
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2344
    "inscrito_id" => 3837
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE CIÊNCIA E A PRESENÇA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Continuamente a ciência tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico. Diante do impacto dos feitos científicos direta ou indiretamente na sociedade, surge a preocupação do domínio do conhecimento científico  pela sociedade, mais especificamente da comunidade escolar. O conhecimento científico é resultado de trabalhos desenvolvidos em universidades e institutos de pesquisa, e tem como uma de suas finalidades difundir e democratizar seus resultados através de artigos. Diante da relevância das produções científicas e da necessidade da interação entre esse conhecimento e a comunidade escolar, o presente estudo teve como objetivo principal avaliar a percepção do termo ciência e seu papel na sociedade em turmas do 2° ano do ensino médio. O estudo foi realizado no âmbito do PIBID na disciplina de Biologia com estudantes dos 2° anos E e F da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro localizada na cidade de Campina Grande. Foi aplicado um questionário, método considerado eficaz em abordagens qualitativas, com quatro perguntas abertas, nas quais os estudantes não precisaram se identificar. A aplicação do questionário foi realizada durante a aula de biologia, posteriormente à apresentação do texto “Gostaria de ser cientista?” pela professora da disciplina. O texto trouxe questões como a importância da leitura, do método e carreiras. Diante das dúvidas a respeito do assunto, surgiu a ideia de tentar compreender alguns conceitos a respeito do tema por parte dos estudantes. Com a aplicação do questionário  percebemos que a comunidade escolar ainda não tem a devida proximidade com os artigos científicos, embora os resultados de pesquisas sejam divulgados na mídia e estejam disponíveis para acesso, é necessário que a escola diminua essa distância entre a produção científica e estudantes, buscando assim despertar o interesse dos mesmos por assuntos que estão não apenas em livros, mas em pesquisas,  que irá fomentar a propagação das pesquisas científicas no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO CIENTÍFICA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID3837_08092015235015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILLA MARIA OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RAILLA LIMA"
    "autor_email" => "railla.m.lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15265
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2344
    "inscrito_id" => 3837
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE CIÊNCIA E A PRESENÇA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Continuamente a ciência tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico. Diante do impacto dos feitos científicos direta ou indiretamente na sociedade, surge a preocupação do domínio do conhecimento científico  pela sociedade, mais especificamente da comunidade escolar. O conhecimento científico é resultado de trabalhos desenvolvidos em universidades e institutos de pesquisa, e tem como uma de suas finalidades difundir e democratizar seus resultados através de artigos. Diante da relevância das produções científicas e da necessidade da interação entre esse conhecimento e a comunidade escolar, o presente estudo teve como objetivo principal avaliar a percepção do termo ciência e seu papel na sociedade em turmas do 2° ano do ensino médio. O estudo foi realizado no âmbito do PIBID na disciplina de Biologia com estudantes dos 2° anos E e F da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro localizada na cidade de Campina Grande. Foi aplicado um questionário, método considerado eficaz em abordagens qualitativas, com quatro perguntas abertas, nas quais os estudantes não precisaram se identificar. A aplicação do questionário foi realizada durante a aula de biologia, posteriormente à apresentação do texto “Gostaria de ser cientista?” pela professora da disciplina. O texto trouxe questões como a importância da leitura, do método e carreiras. Diante das dúvidas a respeito do assunto, surgiu a ideia de tentar compreender alguns conceitos a respeito do tema por parte dos estudantes. Com a aplicação do questionário  percebemos que a comunidade escolar ainda não tem a devida proximidade com os artigos científicos, embora os resultados de pesquisas sejam divulgados na mídia e estejam disponíveis para acesso, é necessário que a escola diminua essa distância entre a produção científica e estudantes, buscando assim despertar o interesse dos mesmos por assuntos que estão não apenas em livros, mas em pesquisas,  que irá fomentar a propagação das pesquisas científicas no âmbito escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO CIENTÍFICA, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID3837_08092015235015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILLA MARIA OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RAILLA LIMA"
    "autor_email" => "railla.m.lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Continuamente a ciência tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico. Diante do impacto dos feitos científicos direta ou indiretamente na sociedade, surge a preocupação do domínio do conhecimento científico pela sociedade, mais especificamente da comunidade escolar. O conhecimento científico é resultado de trabalhos desenvolvidos em universidades e institutos de pesquisa, e tem como uma de suas finalidades difundir e democratizar seus resultados através de artigos. Diante da relevância das produções científicas e da necessidade da interação entre esse conhecimento e a comunidade escolar, o presente estudo teve como objetivo principal avaliar a percepção do termo ciência e seu papel na sociedade em turmas do 2° ano do ensino médio. O estudo foi realizado no âmbito do PIBID na disciplina de Biologia com estudantes dos 2° anos E e F da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro localizada na cidade de Campina Grande. Foi aplicado um questionário, método considerado eficaz em abordagens qualitativas, com quatro perguntas abertas, nas quais os estudantes não precisaram se identificar. A aplicação do questionário foi realizada durante a aula de biologia, posteriormente à apresentação do texto “Gostaria de ser cientista?” pela professora da disciplina. O texto trouxe questões como a importância da leitura, do método e carreiras. Diante das dúvidas a respeito do assunto, surgiu a ideia de tentar compreender alguns conceitos a respeito do tema por parte dos estudantes. Com a aplicação do questionário percebemos que a comunidade escolar ainda não tem a devida proximidade com os artigos científicos, embora os resultados de pesquisas sejam divulgados na mídia e estejam disponíveis para acesso, é necessário que a escola diminua essa distância entre a produção científica e estudantes, buscando assim despertar o interesse dos mesmos por assuntos que estão não apenas em livros, mas em pesquisas, que irá fomentar a propagação das pesquisas científicas no âmbito escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.