Este estudo investiga o discurso no currículo praticado das Didáticas: Didática Geral na Formação de Professores em nível médio, Didática Aplicada às Ciências da Natureza no curso de Pedagogia e Didática na Formação de Professores para Programas de Educação a Distância em curso de capacitação de professores em instituição de educação superior no município do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado pelas três autoras deste artigo, enquanto professoras de Didática em contextos diferentes na formação de formadores. Procurou-se analisar como o perfil do professor vem sendo apropriado nos documentos curriculares e nos contextos da prática considerados. Foram desenvolvidos três estudos de caso em cada um dos contextos da Didática, com aplicação de entrevistas com os sujeitos das pesquisas. Esta pesquisa pretendeu investigar as demandas sobre o perfil do professor nos documentos curriculares e nos discursos dos sujeitos entrevistados. Partiu-se do pressuposto de que, a Didática produz discursos capazes de ressignificar a política de currículo a ser implementada. Nessa reinterpretação, o discurso produzido nos contextos da prática considerados foi analisado com base no ciclo de políticas e da micropolítica escolar de Stephen Ball, partindo da abordagem de recontextualização de Basil Bernstein. Argumentou-se que as demandas presentes nos documentos analisados apontam para uma concepção do perfil do professor que aparece sempre associada à ideia de melhoria dessa modalidade de formação, de valorização cultural pela sociedade e de uma formação profissional muito superior à atual.