Sabe-se que a escola é uma importante instituição de socialização e aprendizagem onde esses, entre outros, processos influenciam de forma significativa no desenvolvimento humano. Portanto, ao longo do presente trabalho será discutido o relato da experiência vivenciada por uma estudante do curso de Psicologia durante um estágio básico realizado na E.M.E.I.E.F José Leite Rolim, na cidade de Cajazeiras/PB. O estágio foi composto por uma observação geral da instituição, 32 horas de observações na turma do 3º ano da referida escola e um questionário respondido pela professora da turma, com o objetivo de compreender o relacionamento entre os alunos, o processo ensino-aprendizagem e a relação professora-aluno, além de observar os processos grupais no ambiente escolar. Durante o período de observações identificou-se um alto índice de agressividade por parte dos alunos, no relacionamento entre si, principalmente a agressividade do tipo hostil, que tem por objetivo ferir o outro; quanto ao processo ensino-aprendizagem verificou-se métodos de ensino do tipo tradicional, que também foram identificados na relação professora-aluno. Ao fim das observações, realizou-se uma ação com os alunos da turma observada a fim de aumentar a afetividade entre estes, visto que observou-se altos índices de agressividade. Conclui-se, assim, a existência de uma grandiosidade de processos no âmbito escolar sendo, portanto, de grande relevância o profissional de Psicologia nesse ambiente, sabendo da ocorrência de uma interação entre os profissionais lá existentes, entres estes e os alunos e destes últimos entre si, proporcionando o desenvolvimento de processos grupais no grande grupo social que é a escola.