A ESCOLA COMO AMBIENTE DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO POR UMA ALUNA DE PSICOLOGIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15110 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 685 "inscrito_id" => 2519 "titulo" => "A ESCOLA COMO AMBIENTE DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO POR UMA ALUNA DE PSICOLOGIA" "resumo" => "Sabe-se que a escola é uma importante instituição de socialização e aprendizagem onde esses, entre outros, processos influenciam de forma significativa no desenvolvimento humano. Portanto, ao longo do presente trabalho será discutido o relato da experiência vivenciada por uma estudante do curso de Psicologia durante um estágio básico realizado na E.M.E.I.E.F José Leite Rolim, na cidade de Cajazeiras/PB. O estágio foi composto por uma observação geral da instituição, 32 horas de observações na turma do 3º ano da referida escola e um questionário respondido pela professora da turma, com o objetivo de compreender o relacionamento entre os alunos, o processo ensino-aprendizagem e a relação professora-aluno, além de observar os processos grupais no ambiente escolar. Durante o período de observações identificou-se um alto índice de agressividade por parte dos alunos, no relacionamento entre si, principalmente a agressividade do tipo hostil, que tem por objetivo ferir o outro; quanto ao processo ensino-aprendizagem verificou-se métodos de ensino do tipo tradicional, que também foram identificados na relação professora-aluno. Ao fim das observações, realizou-se uma ação com os alunos da turma observada a fim de aumentar a afetividade entre estes, visto que observou-se altos índices de agressividade. Conclui-se, assim, a existência de uma grandiosidade de processos no âmbito escolar sendo, portanto, de grande relevância o profissional de Psicologia nesse ambiente, sabendo da ocorrência de uma interação entre os profissionais lá existentes, entres estes e os alunos e destes últimos entre si, proporcionando o desenvolvimento de processos grupais no grande grupo social que é a escola." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID2519_15082015213016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA PEREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andrea-psico@outlook.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15110 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 685 "inscrito_id" => 2519 "titulo" => "A ESCOLA COMO AMBIENTE DE SOCIALIZAÇÃO E APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO POR UMA ALUNA DE PSICOLOGIA" "resumo" => "Sabe-se que a escola é uma importante instituição de socialização e aprendizagem onde esses, entre outros, processos influenciam de forma significativa no desenvolvimento humano. Portanto, ao longo do presente trabalho será discutido o relato da experiência vivenciada por uma estudante do curso de Psicologia durante um estágio básico realizado na E.M.E.I.E.F José Leite Rolim, na cidade de Cajazeiras/PB. O estágio foi composto por uma observação geral da instituição, 32 horas de observações na turma do 3º ano da referida escola e um questionário respondido pela professora da turma, com o objetivo de compreender o relacionamento entre os alunos, o processo ensino-aprendizagem e a relação professora-aluno, além de observar os processos grupais no ambiente escolar. Durante o período de observações identificou-se um alto índice de agressividade por parte dos alunos, no relacionamento entre si, principalmente a agressividade do tipo hostil, que tem por objetivo ferir o outro; quanto ao processo ensino-aprendizagem verificou-se métodos de ensino do tipo tradicional, que também foram identificados na relação professora-aluno. Ao fim das observações, realizou-se uma ação com os alunos da turma observada a fim de aumentar a afetividade entre estes, visto que observou-se altos índices de agressividade. Conclui-se, assim, a existência de uma grandiosidade de processos no âmbito escolar sendo, portanto, de grande relevância o profissional de Psicologia nesse ambiente, sabendo da ocorrência de uma interação entre os profissionais lá existentes, entres estes e os alunos e destes últimos entre si, proporcionando o desenvolvimento de processos grupais no grande grupo social que é a escola." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID2519_15082015213016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉA PEREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANDRÉA" "autor_email" => "andrea-psico@outlook.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }