Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA, “ASTRONOMIA LEGAL”

Palavra-chaves: LÚDICO, ENSINO DE FÍSICA, ASTRONOMIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17035
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2307
    "inscrito_id" => 3525
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA, “ASTRONOMIA LEGAL”"
    "resumo" => "Algumas pesquisas na área do Ensino de Física buscam, na maioria das vezes, encontrar como se pode obter uma possível melhoria no processo de ensino e aprendizagem, sabendo que existe uma grande dificuldade para se discutir conceitos de Física, especialmente no ensino básico, justificada pelo próprio método tradicional de ensino. Diante disso o nosso trabalho tem como objetivo descrever os resultados obtidos a partir de uma proposta de atividade em que usamos como recurso didático, um jogo de tabuleiro, que traz questionamentos acerca de conceitos e situações cotidianos relacionados à astronomia. Apresentaremos alguns aspectos relacionados à atitudes e opiniões dos estudantes ao vivenciarem tal atividade em sala de aula. A proposta foi elaborada por bolsistas do Subprojeto de Física do PIBID/ CAPES/ UEPB, e foi realizada com uma turma de primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Campina Grande – PB. Percebemos que a grande maioria dos estudantes reagiu positivamente diante da proposta de trabalho, com o uso do jogo, a considerar que mostraram-se curiosos e motivados a participar da aula ativamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, ENSINO DE FÍSICA, ASTRONOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID3525_08092015224212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PAULA DE MORAIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA MORAIS"
    "autor_email" => "maria.paula.demorais@gmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17035
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2307
    "inscrito_id" => 3525
    "titulo" => "UMA ABORDAGEM LÚDICA NAS AULAS DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO SOBRE ASTRONOMIA, “ASTRONOMIA LEGAL”"
    "resumo" => "Algumas pesquisas na área do Ensino de Física buscam, na maioria das vezes, encontrar como se pode obter uma possível melhoria no processo de ensino e aprendizagem, sabendo que existe uma grande dificuldade para se discutir conceitos de Física, especialmente no ensino básico, justificada pelo próprio método tradicional de ensino. Diante disso o nosso trabalho tem como objetivo descrever os resultados obtidos a partir de uma proposta de atividade em que usamos como recurso didático, um jogo de tabuleiro, que traz questionamentos acerca de conceitos e situações cotidianos relacionados à astronomia. Apresentaremos alguns aspectos relacionados à atitudes e opiniões dos estudantes ao vivenciarem tal atividade em sala de aula. A proposta foi elaborada por bolsistas do Subprojeto de Física do PIBID/ CAPES/ UEPB, e foi realizada com uma turma de primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Campina Grande – PB. Percebemos que a grande maioria dos estudantes reagiu positivamente diante da proposta de trabalho, com o uso do jogo, a considerar que mostraram-se curiosos e motivados a participar da aula ativamente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, ENSINO DE FÍSICA, ASTRONOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID3525_08092015224212.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA PAULA DE MORAIS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PAULA MORAIS"
    "autor_email" => "maria.paula.demorais@gmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Algumas pesquisas na área do Ensino de Física buscam, na maioria das vezes, encontrar como se pode obter uma possível melhoria no processo de ensino e aprendizagem, sabendo que existe uma grande dificuldade para se discutir conceitos de Física, especialmente no ensino básico, justificada pelo próprio método tradicional de ensino. Diante disso o nosso trabalho tem como objetivo descrever os resultados obtidos a partir de uma proposta de atividade em que usamos como recurso didático, um jogo de tabuleiro, que traz questionamentos acerca de conceitos e situações cotidianos relacionados à astronomia. Apresentaremos alguns aspectos relacionados à atitudes e opiniões dos estudantes ao vivenciarem tal atividade em sala de aula. A proposta foi elaborada por bolsistas do Subprojeto de Física do PIBID/ CAPES/ UEPB, e foi realizada com uma turma de primeiro ano do ensino médio, em uma escola pública de Campina Grande – PB. Percebemos que a grande maioria dos estudantes reagiu positivamente diante da proposta de trabalho, com o uso do jogo, a considerar que mostraram-se curiosos e motivados a participar da aula ativamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.