Este texto propõe-se a discutir a inclusão escolar, assim como as dificuldades inerentes à adoção de práticas inclusivas que frequentemente se confundem com simples ações integradas. A inclusão escolar requer a reestruturação do sistema educacional e a garantia de que todos tenham a mesmas oportunidades educacionais. Para melhor aprofundamento foi feito uma revisão bibliográfica, com intuito de levantar marcos históricos, transformações, direitos e conquistas alcançadas nos últimos séculos. Diante disso, foi visto que grandes lutas em pro a educação foram ocorridas. No Brasil, por exemplo a lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional 9.394/96 publicada em 1996 possibilitou alguns avanços. Com a pesquisa desenvolvida, podemos verificar que esses eventos reforçaram a difusão das teorias e práticas inclusivas em todo o mundo e o Brasil também assume o compromisso de promover a educação inclusiva, o que, de certa forma, justifica os avanços, no plano teórico, verificados com a Lei de Diretrizes e bases. Porém as praticas educacionais devem ser avançadas e melhoradas para uma melhor inclusão educacional e social.