Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM PARALELO SOBRE O DOMÍNIO DE EQUAÇÕES ALGÉBRICAS POR ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO.

Palavra-chaves: CONTEXTUAIZAÇÃO, EQUAÇÕES ALGÉBRICAS, ENSINO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O ensino da álgebra tem seu advento no 7º ano do Ensino Fundamental e se faz presente nos anos subsequentes sendo responsável por caracterizar grande parte dos estudos matemáticos. O que podemos perceber diante da realidade é que a maioria dos estudantes apresentam grandes dificuldades com o assunto e que a contextualização não vem sendo tão aceita pelos mesmos. Além disso, alguns estudantes mesmo sendo capazes de resolver algumas equações algébricas por métodos estudados em sala de aula, ao se depararem com situações problemas que podem ser resolvidos por meio de equações algébricas, os mesmo se envaidecem e não dão conta de resolver o problema. Com isso surgiu o interesse na pesquisa em identificar o real domínio dos/as estudantes na resolução de equações algébricas e de situações problemas, nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa aconteceu em escolas da rede privada e pública do município de Cajazeiras-PB, onde os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado apenas a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados foram além dos esperados, pois os estudantes apresentaram dificuldades não só em resolver as situações problemas, como também a própria equação algébrica a qual foi sugerido. Diante do feito, podemos perceber que os estudantes estão obtendo aprovação nas respectivas séries, o que não justifica que os mesmo possuem domínios dos conteúdos sugeridos pelo currículo. Um dado bastante preocupante, que pode comprometer cada vez mais o ensino, em especial da álgebra, que se faz presente em grande parte dos conteúdos matemáticos.

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