Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do uso da charge como instrumento de ensino- aprendizagem na disciplina de geografia. Tendo como foco central o debate acerca das condições ambientais vividas pela sociedade atual. Sabendo que a charge foi pensada pelos franceses no século XIX, com o intuito de despertar o senso critico das pessoas para se opor aos governos vigentes. Diante disto, fizemos o seguinte questionamento, a charge pode contribuir para a reflexão do aluno em relação às questões ambientais?. Como recurso metodológico utilizamos as charges encontradas em livros, revistas e sites direcionando suas críticas as questões ambientais na sociedade. O publico alvo para a realização da pesquisa foram duas turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública a fim de perceber suas análises críticas acerca da temática em questão. Esse trabalho teve a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do aluno e ainda com aqueles que se preocupam com o processo motivacional do aluno. Concluímos que o uso da charge é um dos instrumentos importantes para o desenvolvimento do conhecimento critico do aluno, pois, a aula se tornou mais dinâmica e interativa. Por fim, entendemos que a charge de fato cumpriu seu papel que envolveu entretenimento, humor e consciência crítica dos alunos tornando de alguma maneira a aula mais atrativa.