Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GEOGRAFIA: O USO DA CHARGE COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE PARA AS NECESSIDADES ATUAIS

Palavra-chaves: QUESTÕES AMBIENTAIS, ENSINO, GEOGRAFIA Pôster (PO) / Poster Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15814
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1546
    "inscrito_id" => 2289
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GEOGRAFIA: O USO DA CHARGE COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE PARA AS NECESSIDADES ATUAIS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do uso da charge como instrumento de ensino- aprendizagem na disciplina de geografia. Tendo como foco central o debate acerca das condições ambientais vividas pela sociedade atual. Sabendo que a charge foi pensada pelos franceses no século XIX, com o intuito de despertar o senso critico das pessoas para se opor aos governos vigentes. Diante disto, fizemos o seguinte questionamento, a charge pode contribuir para a reflexão do aluno em relação às questões ambientais?. Como recurso metodológico utilizamos as charges encontradas em livros, revistas e sites direcionando suas críticas as questões ambientais na sociedade. O publico alvo para a realização da pesquisa foram duas turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública a fim de perceber suas análises críticas acerca da temática em questão. Esse trabalho teve a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do aluno e ainda com aqueles que se preocupam com o processo motivacional do aluno. Concluímos que o uso da charge é um dos instrumentos importantes para o desenvolvimento do conhecimento critico do aluno, pois, a aula se tornou mais dinâmica e interativa. Por fim, entendemos que a charge de fato cumpriu seu papel que envolveu entretenimento, humor e consciência crítica dos alunos tornando de alguma maneira a aula mais atrativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "QUESTÕES AMBIENTAIS, ENSINO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID2289_07092015144731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIO SANTOS DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "KAIO DINIZ"
    "autor_email" => "kaiosd@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15814
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1546
    "inscrito_id" => 2289
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GEOGRAFIA: O USO DA CHARGE COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE PARA AS NECESSIDADES ATUAIS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do uso da charge como instrumento de ensino- aprendizagem na disciplina de geografia. Tendo como foco central o debate acerca das condições ambientais vividas pela sociedade atual. Sabendo que a charge foi pensada pelos franceses no século XIX, com o intuito de despertar o senso critico das pessoas para se opor aos governos vigentes. Diante disto, fizemos o seguinte questionamento, a charge pode contribuir para a reflexão do aluno em relação às questões ambientais?. Como recurso metodológico utilizamos as charges encontradas em livros, revistas e sites direcionando suas críticas as questões ambientais na sociedade. O publico alvo para a realização da pesquisa foram duas turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública a fim de perceber suas análises críticas acerca da temática em questão. Esse trabalho teve a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do aluno e ainda com aqueles que se preocupam com o processo motivacional do aluno. Concluímos que o uso da charge é um dos instrumentos importantes para o desenvolvimento do conhecimento critico do aluno, pois, a aula se tornou mais dinâmica e interativa. Por fim, entendemos que a charge de fato cumpriu seu papel que envolveu entretenimento, humor e consciência crítica dos alunos tornando de alguma maneira a aula mais atrativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "QUESTÕES AMBIENTAIS, ENSINO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID2289_07092015144731.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAIO SANTOS DINIZ"
    "autor_nome_curto" => "KAIO DINIZ"
    "autor_email" => "kaiosd@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do uso da charge como instrumento de ensino- aprendizagem na disciplina de geografia. Tendo como foco central o debate acerca das condições ambientais vividas pela sociedade atual. Sabendo que a charge foi pensada pelos franceses no século XIX, com o intuito de despertar o senso critico das pessoas para se opor aos governos vigentes. Diante disto, fizemos o seguinte questionamento, a charge pode contribuir para a reflexão do aluno em relação às questões ambientais?. Como recurso metodológico utilizamos as charges encontradas em livros, revistas e sites direcionando suas críticas as questões ambientais na sociedade. O publico alvo para a realização da pesquisa foram duas turmas de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública a fim de perceber suas análises críticas acerca da temática em questão. Esse trabalho teve a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do aluno e ainda com aqueles que se preocupam com o processo motivacional do aluno. Concluímos que o uso da charge é um dos instrumentos importantes para o desenvolvimento do conhecimento critico do aluno, pois, a aula se tornou mais dinâmica e interativa. Por fim, entendemos que a charge de fato cumpriu seu papel que envolveu entretenimento, humor e consciência crítica dos alunos tornando de alguma maneira a aula mais atrativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.