Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO UTILIZANDO METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE “SISTEMA, SUBSTÂNCIA PURA E MISTURA”

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, TEORIA SÓCIO-COGNITIVA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17049
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 940
    "inscrito_id" => 5907
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO UTILIZANDO METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE “SISTEMA, SUBSTÂNCIA PURA E MISTURA”"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo relacionar os conhecimentos teóricos e práticos no que diz respeito ao processo de ensino (político-sócio-pedagógico) do conteúdo "Sistema, Substância pura e Mistura", mais especificamente, facilitar a compreensão do conteúdo em questão e proporcionar a motivação dos alunos a estudarem Química a partir da contextualização do assunto com o cotidiano. Também apresenta-se relatos obtidos a partir da aplicação de metodologias diferenciadas de ensino durante a realização do estágio supervisionado, em uma turma de química do 1º ano do Ensino Médio de uma escola de Rede Pública situada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. As metodologias utilizadas tiveram como base a teoria sócio-cognitiva da motivação para aprendizagem proposta inicialmente por Albert Bandura e aprimorada pela teoria sócio-interacionista de Vygotsky, além da metodologia do ensino por descoberta referida por Amstrong. Nas quais as seguintes ferramentas de ensino: livro didático, experimentação, recursos audiovisuais e o lúdico, fizeram parte. Os resultados obtidos a partir da análise das metodologias empregadas, mostram a eficiência, aceitação e envolvimento por parte dos alunos em desenvolver as atividades propostas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, TEORIA SÓCIO-COGNITIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5907_19082015190945.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YRAILMA KATHARINE DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "YRAILMA SOUSA"
    "autor_email" => "yrailma-scc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17049
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 940
    "inscrito_id" => 5907
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO UTILIZANDO METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE “SISTEMA, SUBSTÂNCIA PURA E MISTURA”"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo relacionar os conhecimentos teóricos e práticos no que diz respeito ao processo de ensino (político-sócio-pedagógico) do conteúdo "Sistema, Substância pura e Mistura", mais especificamente, facilitar a compreensão do conteúdo em questão e proporcionar a motivação dos alunos a estudarem Química a partir da contextualização do assunto com o cotidiano. Também apresenta-se relatos obtidos a partir da aplicação de metodologias diferenciadas de ensino durante a realização do estágio supervisionado, em uma turma de química do 1º ano do Ensino Médio de uma escola de Rede Pública situada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. As metodologias utilizadas tiveram como base a teoria sócio-cognitiva da motivação para aprendizagem proposta inicialmente por Albert Bandura e aprimorada pela teoria sócio-interacionista de Vygotsky, além da metodologia do ensino por descoberta referida por Amstrong. Nas quais as seguintes ferramentas de ensino: livro didático, experimentação, recursos audiovisuais e o lúdico, fizeram parte. Os resultados obtidos a partir da análise das metodologias empregadas, mostram a eficiência, aceitação e envolvimento por parte dos alunos em desenvolver as atividades propostas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, TEORIA SÓCIO-COGNITIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID5907_19082015190945.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YRAILMA KATHARINE DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "YRAILMA SOUSA"
    "autor_email" => "yrailma-scc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho teve como objetivo relacionar os conhecimentos teóricos e práticos no que diz respeito ao processo de ensino (político-sócio-pedagógico) do conteúdo "Sistema, Substância pura e Mistura", mais especificamente, facilitar a compreensão do conteúdo em questão e proporcionar a motivação dos alunos a estudarem Química a partir da contextualização do assunto com o cotidiano. Também apresenta-se relatos obtidos a partir da aplicação de metodologias diferenciadas de ensino durante a realização do estágio supervisionado, em uma turma de química do 1º ano do Ensino Médio de uma escola de Rede Pública situada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. As metodologias utilizadas tiveram como base a teoria sócio-cognitiva da motivação para aprendizagem proposta inicialmente por Albert Bandura e aprimorada pela teoria sócio-interacionista de Vygotsky, além da metodologia do ensino por descoberta referida por Amstrong. Nas quais as seguintes ferramentas de ensino: livro didático, experimentação, recursos audiovisuais e o lúdico, fizeram parte. Os resultados obtidos a partir da análise das metodologias empregadas, mostram a eficiência, aceitação e envolvimento por parte dos alunos em desenvolver as atividades propostas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.