Neste artigo é relatado parte de uma pesquisa em andamento sobre a utilização de provas e demonstrações no ensino básico, pesquisa esta parte de um projeto maior, o Observatório da Educação (OBEDUC), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o OBEDUC é um projeto em rede entre a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no qual se tem a intenção de examinar a relação entre o desenvolvimento do aluno via dados do Instituto Nacional de Pesquisa (INEP). Nesta perspectiva pretendemos provocar reflexões, discussões e investigações sobre o uso de provas e demonstrações nas aulas de matemáticas do ensino básico. No decorrer das leituras, vimos à necessidade de desenvolver uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo como objetivo principal, verificar como o uso de provas e demonstrações nas aulas de matemática pode vim a contribuir para o desenvolvimento do pensar matemático e do raciocínio logico dedutivo dos alunos.