“FORMAR UMA RAÇA FORTE, CAPAZ E DIGNA DA NOSSA ESTREMECIDA PATRIA”: A SAÚDE DO CORPO INFANTIL VEICULADA NA REVISTA DO ENSINO DA PARAÍBA (1932-1934)
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Com a chegada do Regime Político Republicano, o país vivenciou a ampliação significativa de um efervescente processo que já estava presente em finais do século XIX, envolvendo estratégias sobre o corpo, sob os fundamentos do discurso higienista legitimado pelas ciências então em voga, como a Medicina, a Psicologia e a Pedagogia, como parte de um projeto maior de construção de uma nação genuinamente brasileira. Esses discursos foram produzidos e circularam na Paraíba sobretudo através do órgão oficial do Estado, a Revista do Ensino, impresso que circulou no Estado durante os anos de 1932 a 1942. A Revista é um documento importante para a historiografia paraibana, possibilitando a compreensão da concepção de Estado e sociedade, bem como as tramas do poder-saber no âmbito educacional. Para as análises das matérias publicizadas na Revista recorremos aos estudos de Michel Foucault, utilizando algumas ferramentas pensadas pelo filósofo francês, tais quais: “dispositivos de poder”, “tecnologias de poder”, “biopoder” e a “biopolítica”. O autor Roger Chartier, cujos conceitos nos possibilitaram pensar a Revista do Ensino em sua materialidade. As análises realizadas sinalizam para uma compreensão de que os discursos presentes na Revista contribuíram para legitimar, disciplinarizar e normatizar os corpos e mentes das crianças." 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