SARDELICH, Maria Emilia. Representações da docência: outros modos de ver a profisssão. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16920>. Acesso em: 23/12/2024 05:54
A categoria social docência nutre-se da e na ambiência social, em meio às disputas de poder para sua definição. Por isso carrega consigo uma multiplicidade de sentidos. É em virtude dessa polissemia que esta investigação debruça-se sobre os “modos de ver” a docência que circulam entre licenciandas de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em um momento em que a profissão conta com reduzido status social. A pesquisa situa-se na perspectiva da Cultura Visual, compreendendo o visual como lugar de interação social, enunciados de classe, gênero e processos de identificação. O foco desta pesquisa privilegia as narrativas que as representações visuais da docência colocam em circulação. Exploramos o modo pelo qual as narrativas favorecem determinadas visões de docência. Os resultados apontam para uma visualidade comum de docência generificada. Essa visualidade revela a sexualidade negada da profissional que ocupa o imaginário das licenciandas, como também regula os corpos discente e docente. Junto a essa visualidade comum emerge outra que consideramos como provocadora. A visualidade provocadora sinaliza para uma narrativa transmídia que pode forjar-se na cultura da convergência.