Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E ORALIDADE NA EJA: NOVAS PERSPECTIVAS

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      Este trabalho surge do Projeto de Pesquisa PIBIC/ UEPB e pretende abordar e discutir como se dá a leitura e a oralidade na escola mais precisamente nas aulas de Língua Portuguesa no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos EJA. Para tanto buscamos fontes bibliográficas e fomos a campo investigar em uma escola pública estadual, no município de Campina Grande/PB, cujo interesse é compreender como acontece esse processo, com isso, pudemos fazer um contraponto entre a teoria e a prática o que enriqueceu nosso estudo possibilitando repensar a leitura e a oralidade na EJA, sob novas perspectivas. Percebemos que ao responder aos questionários, os alunos em sua grande maioria adultos, apresentam algumas dificuldades de escrita, devido muitas vezes a marcas de oralidade, presentes em suas respostas. Os autores pesquisados nos dão um panorama de como, deveriam ser ministradas as aulas de Língua Portuguesa na EJA. Porém sem uma formação adequada fica evidente que os professores não terão como associar às teorias a prática tornando as aulas de Língua Materna menos mecânica e mais prazerosa para os alunos que em muitos casos se sentem desmotivados a ler por ser apenas um exercício de decodificação sem nexo com seu convívio social.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO Este trabalho surge do Projeto de Pesquisa PIBIC/ UEPB e pretende abordar e discutir como se dá a leitura e a oralidade na escola mais precisamente nas aulas de Língua Portuguesa no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos EJA. Para tanto buscamos fontes bibliográficas e fomos a campo investigar em uma escola pública estadual, no município de Campina Grande/PB, cujo interesse é compreender como acontece esse processo, com isso, pudemos fazer um contraponto entre a teoria e a prática o que enriqueceu nosso estudo possibilitando repensar a leitura e a oralidade na EJA, sob novas perspectivas. Percebemos que ao responder aos questionários, os alunos em sua grande maioria adultos, apresentam algumas dificuldades de escrita, devido muitas vezes a marcas de oralidade, presentes em suas respostas. Os autores pesquisados nos dão um panorama de como, deveriam ser ministradas as aulas de Língua Portuguesa na EJA. Porém sem uma formação adequada fica evidente que os professores não terão como associar às teorias a prática tornando as aulas de Língua Materna menos mecânica e mais prazerosa para os alunos que em muitos casos se sentem desmotivados a ler por ser apenas um exercício de decodificação sem nexo com seu convívio social.

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