ALMEIDA, Lucielton Tavares De. . Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17119>. Acesso em: 05/11/2024 14:57
O trabalho em tela versa sobre a alfabetização na escola do campo, cuja temática possibilita uma reflexão sobre o trabalho inicial do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita neste espaço que, por vezes, é subjacente às políticas da escola urbana ou prejudica-se pela descontextualização didática. O reflexo dessa observação é a análise do estudo de caso aqui apresentado que possibilita discussões entre os pressupostos teóricos do processo de alfabetização e a prática como consequência no espaço rural. Partindo desta realidade, o presente artigo objetiva-se a discutir sobre alguns princípios gerais do processo de alfabetização nas instituições campesinas. Correlacionando-os ao trabalho com as habilidades de leitura e produção de textos nas salas de aula desta ambiência. Vistos de forma articulada e integrada, sob a ótica de uma educação que, com vistas a assegurar os direitos dos pequenos moradores rurais, defendemos aqui um ponto de vista pedagógico com propostas inclinadas à valorização dos saberes e integralização cultural e social dos povos do campo. Para tanto, propusemo-nos a utilizar da experiência de um educador do campo como viés de análise sobre o assunto. A partir da qual, compreendemos que a construção de práticas alfabetizadoras na escola do campo é composta por conflitos e desafios que requerem dedicação, clareza e objetividade quanto aos direitos de aprendizagem das crianças. Embora algumas ações educativas sejam delimitadas, é possível fomentar práticas alfabetizadoras com vistas à progressão do ensino e da aprendizagem dos pequenos moradores do campo que, por direito, lhe são delegados.