Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMAS E PROJETOS FEDERAIS: UMA POLÍTICA EDUCACIONAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO DE MATEMÁTICA, POLÍTICAS Pôster (PO) / Poster Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Relata-se, neste trabalho, uma pesquisa desenvolvida na Escola Municipal Sebastião Cosme de Assunção, localizada na comunidade Malhada Vermelha município de Campo Redondo-RN, com o propósito de verificar quais programas e projetos federais estão em execução na referida escola. As questões guia foram as seguintes: Quais as percepções dos profissionais da referida escola sobre a execução de programas e projetos federais como política educacional? Há algum desses programas e projetos que se vincula ao ensino de matemática? O principal objetivo busca entender quais as funções destes projetos e programas, e como esses contribuem para o desenvolvimento e melhoria da qualidade da educação, bem como para o ensino de matemática no espaço pesquisado. Esta pesquisa foi realizada como estudo de caso, tendo como base a seguinte pergunta guia de uma pesquisa mais ampla que questionava: Será que nas escolas públicas da Microrregião da Borborema Potiguar no Rio Grande do Norte vem sendo implementadas políticas públicas para a educação, e de modo particular para o ensino de matemática? A metodologia deste trabalho consistiu da aplicação de um questionário para uma melhor avaliação da realidade escolar. Este era composto por perguntas fechadas e foi aplicado a um professor e um gestor da referida escola. As respostas obtidas permite perceber que o governo federal está investindo na educação com programas e projetos, como por exemplo: Atleta na escola, Formação continuada para professores, Mais educação (o programa foi instituído pela Portaria Interministerial n° 17/2007 sendo desenvolvido como uma estratégia para a ampliação da jornada escolar), entre outros. De acordo com os resultados a implantação destes projetos e programas traz vários benefícios para a escola em que são desenvolvidos, auxiliando os alunos a permanecerem estudando, garantindo para professores, gestores e alunos vários direitos. Discutiu-se na análise que isto torna possível um melhor ambiente de trabalho e aumenta as possibilidades que os alunos possuem de desenvolver seus conhecimentos. Conclui-se que no espaço pesquisado existem projetos e programas federais que estão sendo desenvolvidos, porém poderiam ser mais eficazes, obtendo, assim, mais resultados positivos se houvesse um maior investimento financeiro por parte do governo estadual, notadamente, na valorização do magistério.

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