Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CHARGE COMO ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR TRANSVERSAL DE ENSINO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO AUZANIR LACERDA

Palavra-chaves: CHARGE, INTERDISCIPLINARIDADE, TEMÁTICA TRANSVERSAL, ENSINO Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A charge é uma linguagem gráfica, que atrai por seu humor critico satirizando fatos ou situações do cotidiano. Tem como objetivo levar o leitor a refletir criticamente sobre um assunto, persuadindo-o ideologicamente. Usada em atividades interdisciplinares torna possível a interação com conteúdos transversais, amplia a capacidade de interpretar a leitura e melhora as produções escolares dos alunos. O presente estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Auzanir Lacerda, localizada na cidade de Patos-PB, como ação proposta pelo PIBIB-UFCG Subprojeto/Biologia-Campus Patos, teve como objetivo investigar a compreensão da linguagem textual das charges pelos alunos da referida escola, com intuito de promover a criatividade na construção de suas próprias charges, usando como temática um assunto de relevante interesse socioambiental que os remeta a se colocarem como atores ativos e passivos das interações ecológicas. Em analise, observar como os alunos leem e interpretam a mensagem contida nas charges. Desenvolvemos o trabalho em três etapas: a exibição de um vídeo com uma paródia sobre a Dengue; uma exposição em slide explicando o conceito de charge e a sua finalidade no contexto social, uso dessa linguagem no ENEM e, finalizando com uma palestra sobre as causas e consequências da Dengue, a biologia do mosquito transmissor, sobre as interações ecológicas envolvidas, mostrando as responsabilidades do homem nesse processo. As turmas foram divididas em grupos (A, B, C e D), de acordo com as habilidades de cada um como: desenhar e formar às ideias criaram suas charges. Os resultados mostraram que o trabalho influenciou o modo de expressão e criação dos alunos extrapolando o conhecimento dado na escola. Percebeu-se que entenderam o teor das charges, apresentado conteúdos criativos, inteligente e bem humorado. A equipe A fez seu desenho onde um mosquito aparece sendo procurado por invadir as casas e a recompensa será a saúde restaurada. A equipe B incorporou a ideia da paródia ao desenhar um mosquito forrozeiro cantando a dengue em verso e prosa. Na charge da equipe C, os alunos se colocam na cena, interagindo com o tema ao usarem elementos próprios do mundo juvenil como roupas e a linguagem casual do texto. A responsabilidade social com as causas da Dengue surge na criação da equipe D onde uma figura de mulher alimenta um mosquito com uma mamadeira de agua emoldurada num pneu. Conclui-se que o estimulo criativo das charges em sala de aula com uma perspectiva interdisciplinar e conteúdos transversais é uma prática alto valor didático, pois induz a leitura interpretativa com visão critica de fatos ou situações inerentes à sua realidade social. A vinculação do conhecimento adquirido na escola à sua vivência os torna capazes de atitudes participativas que possam transforma e melhorar o seu meio socioambiental

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