Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: ESTRUTURA ATÔMICA E MODELOS ATÔMICOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, LIVROS DIDATICOS, QUÍMICA Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15133
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2562
    "inscrito_id" => 5992
    "titulo" => "A EVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: ESTRUTURA ATÔMICA E MODELOS ATÔMICOS"
    "resumo" => "Desde primórdios da educação brasileira é possível inferir que os livros didáticos são essenciais nos mecanismos da homogeneização dos conceitos, conteúdos e metodologias educacionais, constituindo assim uma contextualização que é estabelecida como um dos princípios para a organização do currículo por meio de temas relacionado à vivência dos alunos. Em relação à investigação científica, é visto atualmente um interesse maior pela análise de conteúdos abordados. Nesse sentido, quatro coleções de livros didáticos de Química do Ensino Médio foram analisados, com o objetivo de analisar se houve uma melhor abordagem das descobertas científicas e da contextualização do conteúdo. Nesse trabalho foi utilizada uma metodologia para investigação do conteúdo em questão baseada no método desenvolvido por um educador, no qual é representado por “um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens” dessa forma foi feito comparativos comuns em relação ao tema investigado, observando: a definição de átomo, a evolução dos modelos atômicos, a visão quântica da matéria e de suas partículas elementares. Os resultados observados mostram que os conteúdos de estrutura atômica e evolução do modelo atômico foram abordados em todos os livros didáticos investigados, e o diferencial em relação aos livros mais antigos é a abordagem do cotidiano à medida que o conteúdo é apresentado. Os resultados também mostram que em apenas um livro foi observada a visão quântica da estrutura atômica, porém nota se que esse conhecimento mais detalhado do conteúdo, muitas vezes não é considerado necessário para o nível do Ensino Médio, não sendo abordado por muitos professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LIVROS DIDATICOS, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5992_09092015154915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAELSON SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JAELSON SILVA"
    "autor_email" => "jaelson.quimica@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15133
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2562
    "inscrito_id" => 5992
    "titulo" => "A EVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO: ESTRUTURA ATÔMICA E MODELOS ATÔMICOS"
    "resumo" => "Desde primórdios da educação brasileira é possível inferir que os livros didáticos são essenciais nos mecanismos da homogeneização dos conceitos, conteúdos e metodologias educacionais, constituindo assim uma contextualização que é estabelecida como um dos princípios para a organização do currículo por meio de temas relacionado à vivência dos alunos. Em relação à investigação científica, é visto atualmente um interesse maior pela análise de conteúdos abordados. Nesse sentido, quatro coleções de livros didáticos de Química do Ensino Médio foram analisados, com o objetivo de analisar se houve uma melhor abordagem das descobertas científicas e da contextualização do conteúdo. Nesse trabalho foi utilizada uma metodologia para investigação do conteúdo em questão baseada no método desenvolvido por um educador, no qual é representado por “um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens” dessa forma foi feito comparativos comuns em relação ao tema investigado, observando: a definição de átomo, a evolução dos modelos atômicos, a visão quântica da matéria e de suas partículas elementares. Os resultados observados mostram que os conteúdos de estrutura atômica e evolução do modelo atômico foram abordados em todos os livros didáticos investigados, e o diferencial em relação aos livros mais antigos é a abordagem do cotidiano à medida que o conteúdo é apresentado. Os resultados também mostram que em apenas um livro foi observada a visão quântica da estrutura atômica, porém nota se que esse conhecimento mais detalhado do conteúdo, muitas vezes não é considerado necessário para o nível do Ensino Médio, não sendo abordado por muitos professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LIVROS DIDATICOS, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID5992_09092015154915.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAELSON SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JAELSON SILVA"
    "autor_email" => "jaelson.quimica@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Desde primórdios da educação brasileira é possível inferir que os livros didáticos são essenciais nos mecanismos da homogeneização dos conceitos, conteúdos e metodologias educacionais, constituindo assim uma contextualização que é estabelecida como um dos princípios para a organização do currículo por meio de temas relacionado à vivência dos alunos. Em relação à investigação científica, é visto atualmente um interesse maior pela análise de conteúdos abordados. Nesse sentido, quatro coleções de livros didáticos de Química do Ensino Médio foram analisados, com o objetivo de analisar se houve uma melhor abordagem das descobertas científicas e da contextualização do conteúdo. Nesse trabalho foi utilizada uma metodologia para investigação do conteúdo em questão baseada no método desenvolvido por um educador, no qual é representado por “um conjunto de técnicas de análise das comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens” dessa forma foi feito comparativos comuns em relação ao tema investigado, observando: a definição de átomo, a evolução dos modelos atômicos, a visão quântica da matéria e de suas partículas elementares. Os resultados observados mostram que os conteúdos de estrutura atômica e evolução do modelo atômico foram abordados em todos os livros didáticos investigados, e o diferencial em relação aos livros mais antigos é a abordagem do cotidiano à medida que o conteúdo é apresentado. Os resultados também mostram que em apenas um livro foi observada a visão quântica da estrutura atômica, porém nota se que esse conhecimento mais detalhado do conteúdo, muitas vezes não é considerado necessário para o nível do Ensino Médio, não sendo abordado por muitos professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.